Óculos para pedalar: apenas mais um acessório ou item fundamental?

Quem curte pedalar tem à sua disposição uma vasta gama de acessórios e equipamentos para escolher. Alguns deles são fundamentais, ninguém questiona sua importância, como é o caso do capacete. Outros são mais uma questão de gosto do que de necessidade. E existem alguns que são mais difíceis de identificar a qual dos grupos pertence; é o caso dos óculos para pedalar.

Então, será que os óculos de ciclismo são apenas mais um acessório ou esse é um item fundamental para o ciclista? Nesse post, você vai entender melhor a importância do uso desses óculos e chegar à sua própria conclusão!

A função dos óculos para pedalar

Não existe segredo: os óculos para pedalar existem para proteger seus olhos do sol, da poeira das trilhas, dos pingos da chuva e até mesmo de algum elemento “surpresa”, como uma pedrinha ou um graveto.

Além de evitar que você machuque os olhos, os óculos também evitam que isso cause outro acidente, especialmente em modalidades mais agressivas, como o downhill. Por exemplo, se você de repente começar a lacrimejar por causa da poeira, isso pode fazer com que você se distraia do percurso e acabe sofrendo uma queda.

Por que usar óculos para pedalar?

Óculos para pedalar

Então, porque usar óculos para pedalar, em vez de um óculos comuns? Existem, pelo menos, quatro bons motivos.

Primeiramente, lembre-se de que, ao praticar esportes, você produz suor. Por não serem especificamente projetados para essa finalidade, os óculos comuns vão embaçar mais fácil do que os óculos para pedalar, e prejudicar a visibilidade.

Em segundo lugar, óculos casuais riscam com mais facilidade. Lembra que algum elemento pode voar na direção dos olhos? Pois é, ao bater na lente dos óculos casuais, a chance de que esse elemento cause um risco é mais alta do que nos óculos para pedalar.

Em terceiro lugar, a própria estrutura dos óculos casuais é mais frágil. Isso significa que, em uma queda, eles têm maior probabilidade de quebrar e machucar você.

Finalmente, os óculos para pedalar têm um formato adequado, que ajuda a mantê-los no lugar apesar do movimento. Os óculos casuais não têm esse formato ergonômico.

Além dessas quatro razões principais para usar os óculos de ciclismo, também vale lembrar que cada marca e modelo agrega algumas tecnologias que garantem mais vantagens na hora de pedalar. Algo que, claro, os modelos casuais não oferecem.

Como escolher seus óculos para pedalar

Existem inúmeras alternativas de óculos para pedalar no mercado; então, como escolher o melhor modelo?

Algumas observações são quase obrigatórias. É o caso da proteção contra raios UV. Sem ela, os óculos acabam funcionando como um “concentrador de raios” diretamente sobre os seus olhos, causando sérios danos à retina. 

Outras observações são questão de escolha pessoal. É o caso das lentes espelhadas, que até possuem uma função prática – ajudar na nitidez do caminho, ao refletir luz em locais com iluminação mais fraca – mas, no fundo, dependem da preferência estética do ciclista.

É interessante saber que existem várias opções de cor de fundo da lente dos óculos para pedalar: amarelo, marrom, azul, branco, verde. Cada cor tem um efeito diferente sobre a sua visão. Certos modelos de óculos são vendidos com várias lentes de cores de fundo diferentes, que podem ser trocadas conforme a ocasião, usando cada uma delas no momento mais apropriado. Essa é a melhor alternativa para quem não quer começar uma coleção de óculos para ciclismo.

No final das contas, o que importa é pesquisar bem os modelos disponíveis. A variedade de óculos para pedalar é quase tão grande quanto a variedade de bikes, e você precisa escolher aquele que tem as especificações certas para você.

Ah, e sempre compre os óculos de ciclismo em lojas confiáveis, para não acabar com um produto “genérico”. Quando você decide economizar demais, além de acabar com um produto de baixa qualidade, pode haver riscos para o seu bem-estar.

Dicas para usar óculos para pedalar

Óculos para pedalar

Para encerrar esse post, aqui vão duas dicas que podem melhorar sua experiência com os óculos de ciclismo.

A primeira dica é para quem usa óculos de grau. É possível usar os dois juntos? Na verdade, a recomendação mais simples é trocar os óculos de grau por lentes de contato quando for pedalar. Porém, existem alguns modelos de óculos de ciclismo que permitem encaixar as lentes de grau por dentro, formando um “combo”. Nesse caso, sim, é possível.

A outra dica é em relação a uma dúvida comum: você deve colocar as hastes dos óculos para pedalar por cima das tiras do capacete ou por baixo delas?

Não existe uma resposta certa nesse caso; cada ciclista tem uma opinião sobre o jeito mais inteligente de usar os óculos.

Colocando por baixo das tiras, ele fica preso, o que reduz ainda mais a possibilidade dos óculos caírem durante a pedalada, especialmente se, por qualquer motivo, as hastes estiverem frouxas. Por outro lado, também significa que, se você precisar tirar os óculos rapidamente, fica mais difícil. Além disso, as tiras podem acabar desgastando o emborrachamento das hastes.

E então, qual é a sua opinião sobre o assunto: os óculos para pedalar são essenciais? Se você acha que sim, aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais, para que mais ciclistas fiquem por dentro do assunto!