7 Benefícios da prática do MTB

bike na trilha

Quando você decide investir seu tempo em uma atividade, quer que ela agregue algo positivo à sua vida, certo? Então, você precisa considerar o mountain bike como uma boa alternativa. E, se você acha que esse é simplesmente mais um hobby, está enganado! Na verdade, existem vários benefícios da prática do MTB e, portanto, vários motivos para transformar a bike em sua melhor amiga.

Nesse post, você vai descobrir 7 benefícios da prática do MTB. Alguns deles vão te surpreender… Confira!

1. Você se sente melhor

Mountain Bike é uma atividade física e, como toda atividade física, estimula a liberação de endorfinas. Endorfinas são hormônios que provocam uma sensação de bem-estar. Além disso, ele também ajuda a controlar os níveis de cortisol, que é o hormônio associado ao estresse. Por isso, quando você decide praticar MTB, pode ter certeza de que vários processos químicos dentro do seu corpo vão levá-lo a se sentir melhor.

2. Você se reconecta com a natureza

Algumas pessoas podem até dizer que o primeiro benefício não conta, porque qualquer atividade física vai provocar o mesmo efeito. E não é mentira. Porém, o mountain bike tem uma vantagem que você não encontra praticando exercícios dentro de uma academia: ele permite que você se reconecte com a natureza.

O MTB é uma modalidade que, por definição, é praticada em ambientes naturais. Nas trilhas, em meio às árvores, longe da cidade… Quanto tempo faz que você não olha de perto a natureza? Bem, com a sua bike, você tem a oportunidade de experimentar uma paisagem totalmente diferente do dia a dia.
homem bike natureza

E não se trata apenas de dar um presente para os seus olhos. Essa mudança de ares também permite que você se reconecte consigo mesmo, encontre seu equilíbrio interno, organize seus pensamentos sem toda a pressão e agitação da vida cotidiana ao seu redor.

3. Você melhora sua consciência corporal

No MTB, você pedala em terrenos cheios de obstáculos, e isso força o ciclista a prestar atenção em seus movimentos e sua postura, para manter-se firme em cima da bike. Por esse motivo, você naturalmente desenvolve maior consciência corporal. Por exemplo, quando estiver sentado, vai perceber se está curvando a coluna; quando se abaixar, vai notar se está forçando as juntas.

Esse pode parecer um benefício irrelevante, mas não é. Pense bem: a maioria das pessoas tem uma tendência a andar, sentar e deitar “de qualquer jeito”; ao longo do tempo, isso pode provocar dores e até problemas mais graves nos ossos, músculos e nervos. Melhorando a consciência corporal, você também protege seu corpo contra esses problemas que podem afetá-lo no futuro.

4. Você aumenta sua capacidade cardiorrespiratória

Quando precisa realizar atividades que fogem da sua rotina, você fica rapidamente sem fôlego e cansado? O mountain bike pode ajudar!

Nessa modalidade, você pedala em subidas, percorre trajetos longos, até precisa carregar a bike às vezes; então, é claro que a sua capacidade cardiorrespiratória vai aumentando aos poucos. Aí, você leva essa capacidade para o dia a dia, o que significa que não vai mais ficar ofegante depois de subir uma escada ou de brincar por dez minutos com seus filhos.

5. Você fica mais autoconfiante

Como você sabe, o MTB não é uma modalidade leve de ciclismo. Não é como dar umas pedaladas na praça, onde tudo é plano, não tem obstáculos e você pode pedalar bem devagar. Em vez disso, o MTB realmente desafia os limites da sua capacidade física.

Cada vez que você decide não desistir, está mais perto de vencer esse desafio. Você pode até não conseguir completar uma trilha ou ganhar uma competição hoje; porém, se continuar persistindo, vai se tornar cada vez melhor e atingir seus objetivos. O que acontece quando você finalmente vence? Sua autoconfiança bate no teto, fazendo com que você queira encarar um desafio ainda maior.

6. Você aprende a trabalhar em equipe

Um dos benefícios de praticar MTB é que você pode participar de um pelotão. Com isso, além de fazer novos amigos, também vai desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe.

grupo mountain bike

Quando você faz uma atividade, geralmente se fecha em seu “mundinho” e esquece todos ao seu redor? Você não gosta de acompanhar os outros, e prefere seguir seu próprio caminho, no seu próprio ritmo — estilo cada um por si? Fazendo parte de um pelotão, isso tende a mudar. Camaradagem, lealdade e amizade são as palavras de ordem.

Em um pelotão, você precisa estar sempre atento aos outros, para observar se eles vão mais rápido ou mais devagar, se fazem uma parada, se mudam de percurso, se um membro do grupo encontra dificuldades ou se machuca. Só existe sucesso quando todos completam o trajeto juntos.

7. Você vai dormir melhor

No final de um dia de mountain bike, você sempre vai dormir melhor. Em parte, o motivo é o cansaço. Em outra parte, é o resultado de vários dos benefícios que você viu acima: a redução no nível de estresse, a calma interior, a oxigenação do corpo e do cérebro…

Quem dorme melhor, acorda melhor. Disposto, bem humorado, pronto para encarar o mundo. Então, a prática de MTB vai ajudá-lo indiretamente em outras áreas da sua vida, como o trabalho, os estudos e a convivência familiar. E a melhor parte é que você não precisou de nada artificial — nenhum remédio ou tratamento — para isso. É um sono conquistado de maneira natural.

Essa nossa lista de benefícios da prática de MTB nem chega a arranhar a superfície. Não falamos sobre como o mountain bike permite perder peso e tonificar o corpo, ou como ele colabora para melhorar o funcionamento do cérebro, por exemplo. Mesmo assim, você tem o suficiente para estar convencido de que vale a pena apostar em uma bike para melhorar sua qualidade de vida.

Você quer experimentar a modalidade, mas ainda não tem o equipamento? Aproveite que já está por aqui e descubra as 6 dicas que você precisa saber antes de comprar sua 1ª mountain bike!