7 Bike Parks do Brasil que você precisa conhecer

Os bike parks estão se popularizando e caindo no gosto do ciclista brasileiro. Esse complexo de espaços e trilhas voltados à prática do mountain bike agrada a muitos gostos, como pelo Enduro, Downhill e BMX. É uma ótima oportunidade para aprimorar seu desempenho na bike!

No Brasil, costumam apresentar um total de 10 km a 50 km de trilhas. Fora do país, encontramos complexos com centenas de quilômetros de percurso.

Você conhece algum? Se não está por dentro do assunto, confira 7 bike parks para explorar no Brasil!

1. Zoom Bike Park

Ciclista passando por uma ponte no Zoom bike park em meio às montanhas

O Zoom Bike Park está localizado em Campos do Jordão, São Paulo, em plena Serra da Mantiqueira. São 20 km de single tracks, pontes de madeira inclinadas no caminho e 17 trilhas que agradam iniciantes e experientes no MTB

De acordo com Márcio Prado, idealizador do projeto, as trilhas seguem as recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association). Isso significa que elas são sustentáveis, não se deterioram por causa de erosão e são integradas ao meio ambiente.

Os percursos são demarcados com nome, números, cores e níveis de dificuldade. A entrada é paga, e existem pacotes para aqueles mais animados.

2. Terra na Veia

O Terra na Veia é um dos Bike Parks localizados no nordeste, precisamente em Maracanaú, Ceará, é um dos maiores do Brasil. 

Em 783 hectares, o ciclista encontra 30 km de trilhas com vários níveis de dificuldade. Rock gardens, single tracks, curvas sinuosas e saltos diversos estão presentes no complexo.

E se você precisar descansar, o Terra na Veia possui um redário, lanchonete, Stand Up Paddle no açude e cachoeiras nos períodos de chuva. 

3. Canal Aventura

O Canal Aventura é um bike park localizado a 25 minutos de Curitiba, próximo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. 

A fazenda histórica de 244 hectares apresenta mais de uma dezena de trilhas projetadas para a prática do mountain bike. Elas são combináveis e, em geral, estão dispostas em loop ou pétala.

As trilhas foram instaladas sem a derrubada de árvores e com proteção contra a erosão. O clima é fresco e agradável devido à densa cobertura florestal.

Para quem deseja se hospedar lá, a pousada tem 15 suítes, sauna, sala de jogos e de ginástica, além de piscinas, restaurante, churrasqueira, lagos e estrutura hípica completa.

4. Chácara Bike Park

Jovem andando de bicicleta em um dos bike parks brasileiros

O Hotel Fazenda da Chácara está situado em Santana dos Montes, Minas Gerais, uma região montanhosa cheia de cachoeiras. É um dos Bike Parks utilizados para o XCO Internacional Estrada Real e para o Campeonato Mineiro Venzo de Maratona MTB.

São mais de 20 km de trilhas sinalizadas com diferentes graus de dificuldade que estão classificados entre 1 a 10.

5. Brasil Ride Bike Clube

O Brasil Ride Bike Club está localizado em Amparo, São Paulo, e possui ótima infraestrutura. São três pump tracks e trilhas de Enduro, XCO e Downhill, com diferentes níveis técnicos. Existem outras trilhas e pistas em construção.

Estacionamento, restaurante e resgate motorizado a preços justos dão mais conforto aos praticantes do ciclismo

6. Parque Estadual Juquery

O Parque Estadual Juquery está localizado em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Tem 1.970 hectares e trilha de MTB com 14 km (ida e volta). No meio dela, há uma pequena queda d’água de cerca de 3 metros. O trajeto é bem demarcado em toda a sua extensão. 

Para aqueles que curtem pedalar à noite, a coordenação organiza alguns passeios noturnos. Vale ficar de olho! 

Apesar de apresentar boa segurança, banheiros, bebedouro e vestiário sem chuveiro, o parque não possui lanchonete.

7. Sanandu

Sanandu é um bike park com trajetos fluidos, técnicos, longos ou curtos. Ou seja, abrange todos os tipos de ciclistas. Veja algumas trilhas:

  • ​Trilha do Cipó (340 metros de extensão): uma descida contínua, sem obstáculos técnicos para proporcionar mais velocidade e curvas em switch back.
  • Trilha do Costão: com rock garden, drops em pedra, saltos e curvas mais apertadas, é uma trilha de nível técnico mais elevado.

Os bike parks estão em alta no Brasil. Quem conhece o termo há mais tempo, deve ter ouvido falar do Parque Cemucam, localizado em Cotia (SP), que foi o local de nascimento do MTB 12 Horas. Mas atualmente já existem diversos complexos ao redor do país onde você pode treinar a prática.

Que tal conhecer também trilhas de mountain bike para se aventurar?