Então, você vai praticar ciclismo de trilhas e quer ter a melhor experiência possível, certo? Bom, nós temos a solução! São oito dicas para aproveitar o melhor do mountain bike, seja você um praticante iniciante ou veterano, amador, ou até aspirante a profissional. Que tal conferir essas dicas e descobrir o que a modalidade realmente pode oferecer para quem está disposto a ir fundo no esporte?
1. Invista em sua bike
Para começar, é importante que a sua bike esteja 100%. Não precisa comprar uma bike nova, mas as peças e acessórios da sua devem estar em boas condições para que você possa extrair o melhor do esporte.
Caso queira comprar uma bike, investir em um produto de qualidade não significa que você precisa necessariamente gastar muito; desde que você esteja atento ao custo-benefício, pode encontrar boas opções com preços acessíveis. Porém, o mais importante é que você não escolha uma bike somente baseando-se no preço, ou vai acabar sacrificando a sua experiência com o mountain bike para pagar mais barato. Aí não vale a pena comprar, não é verdade?
Se comprar uma bike nova não estiver nos seus planos, você pode apenas turbinar sua bicicleta atual. Trocando apenas algumas peças da bicicleta, você consegue um bom resultado e ainda economiza.
2. Participe de um evento
Um evento de mountain bike realmente é uma experiência à parte. Quer você esteja competindo ou somente assistindo, é um ambiente que vibra com emoção e aventura. Além disso, é uma excelente oportunidade para encontrar motivação e, mais ainda, conhecer pessoas que também são apaixonadas pela modalidade.
A melhor parte é que o calendário de competições de mountain bike no Brasil é super recheado de eventos. Você vai encontrar alguma no seu estado, ou até mesmo na sua cidade, a qualquer momento do ano.
No entanto, se for competir, não se esqueça de fazer uma preparação física adequada, trabalhando força e resistência, além de investir nos equipamentos de segurança certos. Não se trata apenas de preparação para vencer mas, principalmente, para garantir que você não vai se machucar durante a prova; afinal, isso acabaria com toda a diversão do momento. Lembre-se de que o mountain bike é um esporte que tem seus riscos mas, se você estiver prevenido, eles diminuem consideravelmente.
3. Pesquise as melhores trilhas
O lado bom do mountain bike é que ele permite explorar novos lugares. Quem ama a modalidade está sempre viajando para conhecer trilhas que são consideradas as mais bonitas e mais desafiadoras. Então, uma das maneiras de aproveitar o melhor do mountain bike é justamente pesquisar quais são as melhores trilhas.
E não estamos falando de ficar apenas na sua zona de conforto. Em vez disso, arrisque visitar pontos mais distantes, pois o Brasil é enorme e cada região tem suas trilhas especiais. Aliás, depois que você descobrir o prazer de viajar com a sua MTB, provavelmente vai querer levá-la até para fora do país!
4. Arrisque-se com algo novo
Dentro do mountain bike, não é tudo a mesma coisa, nem tudo sempre igual: existem diferentes categorias e subcategorias, e há sempre alguma inovação tecnológica que promete revolucionar a experiência de pedalar uma MTB.
Então, se você quer aproveitar o melhor do mountain bike, procure manter a mente aberta e esteja disposto a arriscar-se com algo novo, mesmo que você esteja “torcendo o nariz” a princípio.
Um bom exemplo é o caso das e-Bikes para mountain bike, também chamadas de e-MTB. São bicicletas elétricas para a prática esportiva em trilhas. Algumas pessoas consideram uma forma de trapaça, mas outras defendem a novidade, garantindo que a potência extra do motor apenas faz com que as manobras sejam ainda mais divertidas para o praticante. Você pode ficar em qualquer um dos grupos, mas não decida antes de experimentar!
5. Reúna-se com outros praticantes
Outra dica importante para aproveitar o melhor do mountain bike é deixar de ser um lobo solitário e reunir-se com outros praticantes, formando um “pelotão”. Pedalar em grupo é totalmente diferente, pois você aproveita melhor cada paisagem das trilhas visitadas quando tem os amigos do seu lado. Além disso, a troca de experiências entre os membros do grupo permite que você aprenda mais sobre o esporte, porque cada um tem suas próprias dicas para compartilhar.
E existe ainda outro bom motivo para não praticar mountain bike sozinho: é a questão da segurança. Quanto há outras pessoas junto, você pode se sentir à vontade para ir mais fundo, arriscar mais nas manobras, porque sabe que terá ajuda se for preciso.
6. Entre para uma academia
Nós já falamos sobre a importância da preparação física se você quiser participar de uma competição. Mas a verdade é que um bom treino vai ajudar você a aproveitar o melhor do mountain bike também fora das provas. Não tem segredo: se você tem mais força e resistência, consegue encarar trilhas com um nível de dificuldade mais alto, ou seja, a adrenalina em cima da bike sobe ainda mais.
É claro que o próprio ciclismo já é uma maneira de ficar em forma; porém, combinar com um treino de musculação, cardio ou funcional vai acelerar muito esse processo!
Fazer o treino em uma academia, com a orientação de um profissional, seria o ideal. No entanto, se não for possível, existem alguns treinos simples que você pode fazer sozinho e quase sem equipamentos.
7. Desafie a si mesmo
No final das contas, o melhor do mountain bike é a sensação de vencer desafios. E é você quem precisa lançar esses desafios para si mesmo. Por exemplo, desafie-se a trocar um fim de semana de preguiça, dormindo até tarde e sentado no sofá, por uma viagem para conferir uma trilha diferente. Desafie-se a sair da cama de manhã cedo, mesmo estando frio, para ver o sol nascer em cima da bike. Desafie-se a não parar de pedalar, mesmo quando suas pernas já estão cansadas.
Cada desafio vencido é como uma medalha para si mesmo, e dá motivação para ir ainda mais além. É assim que se constrói força de vontade, determinação e disciplina. Assim, o que começa simplesmente como um hobby pode realmente ter um impacto positivo em vários aspectos da sua vida.
Quer conferir mais dicas para aproveitar melhor o mountain bike? Então, aproveita e curte nossa página do Facebook. Tem sempre conteúdos novos por lá para quem é apaixonado pelo ciclismo!