Brasil Ride

Tudo sobre a Brasil Ride, o maior desafio de MTB das Américas

Brasil Ride

Se você acompanha o blog da Entre Trilhas ou as nossas redes sociais, deve ter visto que um dos grandes eventos de ciclismo desse ano é a Brasil Ride, considerada o maior desafio de MTB das Américas. Esse tipo de competição atrai muita atenção, não apenas dos ciclistas profissionais, mas de todos os amantes do esporte. Então, nós preparamos um artigo especial contando tudo sobre o evento, para você que está pensando em conferir e também para quem não vai ter tempo esse ano, mas pode se programar para a próxima. 

E aí, quer saber mais sobre a Brasil Ride? Então, vamos ao que interessa!

A Brasil Ride

Os mesmos organizadores da Brasil Ride realizam eventos em diferentes momentos e lugares do país. Por exemplo, eles também promovem a Maratona dos Descobrimentos, a Brasil Ride 24 Horas Series, a Road Brasil Ride, o Festival Brasil Ride, entre outros eventos de ciclismo e também de corrida.

A Brasil Ride de que nós falamos aqui no blog é considerada uma ultramaratona em etapas. Ela foi credenciada pela UCI – União Ciclística Internacional como um evento da categoria XCO, isto é, cross-country olímpico.

Brasil Ride
Fonte: Site oficial da Brasil Ride

Este ano, o evento vai acontecer nos dias 21 a 27 de Outubro, na Bahia. Foram oferecidas 500 vagas para competidores. Os participantes começam em Arraial d’Ajuda, no dia 21. Nos dias seguintes, eles vão percorrer etapas com trajetos dentro de Arraial d’Ajuda; entre Arraial d’Ajuda e Guaratingua; dentro de Guaratinga; e entre Guaratinga e Arraial d’Ajuda. No total, são 600km de mountain bike, divididos em 80km a 100km por dia.

No caminho, a organização do evento oferece total estrutura para os participantes, incluindo:

  • Pontos de hidratação, água e dispersão;
  • Alimentação durante as provas, com frutas e carboidratos distribuídos gratuitamente;
  • Suporte médico, incluindo ambulâncias e motos para resgate;
  • Suporte técnico, com bike wash e apoio mecânico neutro Shimano no final de cada etapa.

Com esses cuidados, você pode ter a segurança de realizar a prova sem se preocupar com mais nada além de pedalar.

Além de tudo isso, nos dias em que a prova tiver acampamento em Guaratinga, ainda será servido buffet completo de café da manhã. No Lounge Brasil Ride, os competidores podem relaxar com TVs de tela grande, internet e até massagem. À noite, serão servidos jantares com buffet internacional e entretenimento para os participantes. 

E na hora de descansar? A Brasil Ride ainda conta com toda a estrutura para acampamento, para que você possa curtir a natureza de perto durante a noite, mas sem abrir mão do conforto.

Brasil Ride
Fonte: Site oficial da Brasil Ride

Um detalhe importante sobre a Brasil Ride é que ela só pode ser disputada em equipes de duas ou três pessoas. Cada equipe deve se inscrever em uma das categorias disponíveis, sendo que as principais são:

  • Feminino;
  • Mista;
  • Open;
  • Master (apenas atletas com mais de 40 anos);
  • Grandmaster (apenas atletas com mais de 50 anos);
  • Corporativa (equipes de três atletas, apenas atletas com mais de 35 anos e soma das idades igual ou superior a 115 anos).

Ah, e se você estiver curioso, a Brasil Ride oferece premiação para os campeões. A premiação geral é a inscrição para a corrida do ano seguinte. Podem ser aplicadas também premiações específicas para cada categoria. Os detalhes você confere no regulamento do evento

Como se inscrever na Brasil Ride

E então, ficou interessado? É hora de ver como você pode se inscrever na Brasil Ride. 

As inscrições continuam até o dia 1º de Outubro de 2018, ou até que as 500 vagas para competidores acabem. O valor é de R$3.750 – mas quem já participou do evento, pelo menos, em outros três anos ganha um desconto. Se você quiser adquirir um Pacote VIP para o acampamento, com mais espaço e regalias, também precisa desembolsar um valor adicional.

Para se inscrever, você precisa acessar a página do evento no Sprinta, site especializado em eventos desportivos. 

Como chegar no evento

Dependendo de onde você mora, chegar até a Brasil Ride pode ser mais fácil de carro, ônibus ou avião. Para quem vai pelo ar, a dica é desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro (BA), que fica a apenas 20 minutos (de carro) de distância de Arraial D’Ajuda. 

Não se esqueça de que a competição de MTB começa no dia 21 de Outubro, mas os participantes devem chegar à cidade no dia anterior para a retirada dos kits. Por isso, o planejamento para a viagem é muito importante!

Para quem precisar de aluguel de carro, a organização da Brasil Ride fechou uma parceria com a Unidas, garantindo tarifas especiais. 

Não posso participar em 2018, e agora?

Se você não puder se inscrever na Brasil Ride desse ano, não se preocupe! Os organizadores já começaram a divulgar a edição de 2019. Com detalhes muito parecidos, a próxima edição vai acontecer entre 20 e 26 de Outubro de 2019. Por enquanto, as inscrições ainda não estão abertas, mas você já pode ir se programando.

Além disso, se você quiser, também pode fazer parte do evento como voluntário. Assim, mesmo sem pedalar, pode conferir tudo bem de pertinho. Quem trabalha como voluntário na Brasil Ride, além da oportunidade de conhecer pessoas e lugares novos, também tem alguns benefícios: uniforme do evento, alimentação e estadia na Vila Brasil Ride. Tudo que você precisa fazer é enviar um e-mail para voluntario.br@brasilride.com.br

Ficha técnica da Brasil Ride

Onde: Arraial d’Ajuda e Guaratinga, Bahia

Quando: 21 a 27 de Outubro de 2018

Valor da inscrição (normal): R$3.750

Data para chegada: 20 de Outubro de 2018

Aeroporto ideal: Aeroporto de Porto Seguro (BA)

Percurso total da prova: 600km, em etapas de 80km a 100km

Gostaria de participar de um evento de mountain bike, mas não pode comparecer à Brasil Ride 2018? Aproveite para descobrir quais são os 7 eventos de Speed e MTB imperdíveis que vão rolar no segundo semestre desse ano!