7 eventos de Speed e MTB imperdíveis em 2018

eventos de MTB e Speed

Para quem é fã do ciclismo, os eventos de MTB e Speed são uma oportunidade de aproveitar o esporte junto com outras pessoas que compartilham a mesma paixão. E, se você acha que, só porque já estamos na metade do ano, os eventos estão acabando, aqui vai uma boa notícia: ainda tem muitas oportunidades para você participar de uma competição que vai te aproximar ainda mais do ciclismo e de outros praticantes.

Por isso, você precisa anotar na sua agenda esses sete eventos de MTB e Speed imperdíveis que vão acontecer ainda em 2018. Confira!

1. GFNY Brasil

Data: 5 de Agosto de 2018

Local: Conservatória, Rio de Janeiro

O GFNY é uma competição de ciclismo realizada em vários países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Inspirado no Gran Fondo, uma modalidade de longa distância criada na Itália, nos anos 1970, o GFNY promete ser um “desafio de resistência pessoal”.

No GFNY, existem várias modalidades: individual, que é dividida em subcategorias por faixa etária; em equipes de quatro ciclistas; e a modalidade Ele+Ela, que reúne casais, dividida nas subcategorias abaixo de 90 anos e acima de 90 anos. Além disso, essa competição traz dois percursos, um de 160km e outro de 88km.

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

2. Desafio Mucugê

Data: 07 – 08 – 09 de Setembro de 2018

Local: Mucugê, Bahia (Chapada Diamantina)

O Desafio Mucugê é uma competição de ciclismo que acaba de entrar para o restrito circuito de provas da XCM1. Contando com mais de 700 participantes esse ano, ele terá três dias de provas:

  • No primeiro dia, ocorre a prova da etapa XCO, com percurso de 5km;
  • No segundo dia, ocorre a prova das categorias de ciclistas não-oficiais da etapa XCM, com percurso de 49km;
  • No terceiro dia, ocorre a prova das categorias de ciclistas PRO da etapa XCM, com percurso de 80km.

O Desafio Mucugê é dividido em várias categorias, tanto não-oficiais quanto PRO. O evento conta com cerimônia de premiação e até festa com DJ após as provas.

desafio mucuge

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

3. Iron Biker Brasil

Data: 14 – 15 – 16 de Setembro de 2018

Local: Mariana, Minas Gerais

O Iron Biker Brasil é uma competição de ciclismo que ocorre em três dias, com dois percursos diferentes — percurso A, completo, e percurso B, reduzido. No primeiro dia, ocorre a abertura da competição. No segundo dia, a prova do percurso A terá 98km, enquanto a prova do percurso B terá 67km. No terceiro dia, a prova do percurso A terá 60km, enquanto a prova do percurso B terá 52km.

As categorias das provas são individual masculina, individual feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. Também há subcategorias de acordo com a faixa etária.

No momento, as inscrições para o Iron Biker Brasil estão encerradas, mas até agosto é possível fazer sua inscrição para a lista de excedentes.

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

4. L’Etape Brasil

Data: 28 – 29 – 30 de Setembro de 2018

Local: Campos do Jordão, São Paulo

O L’Etape não poderia ficar fora de nenhuma lista de eventos de MTB e Speed. Essa é uma competição de ciclismo que promete trazer o espírito do Tour de France para amantes do esporte ao redor do mundo. O L’Etape Brasil 2018 é a quarta edição do evento no país, com potencial para ser o maior da América Latina.

Além da prova de ciclismo em si, que ocorre no último dia do evento, o L’Etape ainda quer promover a socialização. Então, o público pode conferir o Village L’Etape Brasil, um espaço que vai reunir parceiros e oferecer a venda de produtos e serviços relacionados ao mundo do ciclismo.

A prova terá dois percursos, um com 117km e outro com 77,2km. Qualquer um pode participar, desde que apresente um atestado médico emitido, no máximo, um ano antes da data da prova. Na hora da largada, os participantes serão separados em grupos conforme seu condicionamento físico, sendo que os mais rápidos vão largar primeiro.

As inscrições ainda estão abertas, mas fique atento, pois é o último lote.

eventos de MTB e Speed

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

5. Big Biker Super Edition 2018

Data: 21 de Outubro de 2018

Local: Ilhabela, São Paulo

O Big Biker Super Edition 2018 é uma competição de mountain bike XCM, tanto para competidores oficiais (PRO) quanto não-oficiais (Sport). São várias categorias em cada grupo. Os cinco primeiros colocados das categorias PRO Elite masculino e feminino receberão premiações variando de R$1920 a R$480.

O percurso da prova é o mesmo para todos, variando apenas a quantidade de voltas: uma volta para os inscritos no grupo Sport e duas voltas para os inscritos no grupo PRO. O evento promete muita trilha e a oportunidade de desfrutar paisagens exuberantes.

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

6. Brasil Ride

Data: 21 a 27 de Outubro de 2018

Local: Bahia

Se você está interessado em eventos de MTB e Speed, precisa conhecer a Brasil Ride. Ela é a maior competição de mountain bike da América. São sete dias de provas, 600km de percurso e 500 participantes. A prova é realizada somente em equipe, e as categorias são: feminina, mista, open, master, grandmaster, nelore e corporativa.

As equipes vão atravessar diferentes municípios, percorrendo 80km a 100km por dia. Para garantir o sucesso do evento, os organizadores garantem infraestrutura completa, desde os pontos de hidratação até o transporte das malas dos competidores entre as cidades.

Brasil Ride

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

7. Ravelli Xtreme

Data: 10 – 11 de Novembro de 2018

Local: São Thomé das Letras, Minas Gerais

O Ravelli Xtreme é uma competição no sistema de ultramaratona de MTB. O grupo PRO terá dois dias de prova, com o percurso completo de 120km no total, e o grupo Sport terá um dia de prova, com o percurso reduzido de 50km.

A competição é dividida entre categorias, incluindo solo e dupla para o grupo PRO, e solo para o grupo Sport. Haverá premiação em dinheiro para os competidores PRO.

Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Chegamos ao fim da nossa lista de eventos de MTB e Speed. Não encontrou nenhum que você possa participar? Tudo bem, porque é claro que o mundo do ciclismo tem muito mais eventos que não estão nessa lista.

Então, quer descobrir outras competições? É só curtir a página do Entre Trilhas no Facebook e acompanhar as divulgações que fazemos por lá!