Aprenda a evitar as 4 causas mais comuns de acidentes nas trilhas de MTB

Em qualquer esporte, segurança é fundamental. É preciso saber tomar providências para evitar acidentes que podem colocar seu bem-estar, e até o de outros atletas, em perigo. E, para que isso seja possível, você precisa entender porque esses acidentes acontecem, isto é, saber suas causas.

É exatamente isso que todo praticante de MTB, profissional ou amador, deve fazer. Afinal, essa modalidade de ciclismo é popular por ser radical e, portanto, existe uma propensão maior aos acidentes. Quer se proteger? Então, aprenda a evitar as 4 causas mais comuns de acidentes nas trilhas de MTB!

1. Quedas por irregularidades na trilha

Vamos “mandar a real”: se você pratica MTB, você pedala em trilhas, e trilhas são formadas por terrenos irregulares. Por isso, existe uma enorme probabilidade de que, cedo ou tarde, você acabe caindo da bike por conta dessas irregularidades. Essa é, possivelmente, a causa mais comum de acidentes nas trilhas de MTB.

Mesmo assim, você pode minimizar essas quedas se mantiver a concentração na trilha. Lembre-se de que pode ser gostoso apreciar a paisagem no MTB, mas esse não é o verdadeiro objetivo dessa modalidade de ciclismo.

Além disso, procure fixar sua visão sempre em um ponto mais adiante daquele em que você está. Assim, se algum obstáculo maior surgir no caminho, você vai perceber enquanto ainda dá tempo de parar, desviar, pular ou, pelo menos, se preparar para a queda.

2. Derrapagem e quedas em curvas e descidas perigosas

acidentes nas trilhas de MTB

Outra das causas mais comuns para acidentes nas trilhas de MTB são as curvas e descidas mais intensas no caminho. Você pode perder o controle da bike, derrapar e cair. Um ciclista mais experiente pode conseguir lidar bem com esses perigos do caminho; mas mesmo alguém bem preparado corre o risco de cair se for pego de surpresa.

Por isso, a melhor maneira de evitar qualquer problema é visitar a trilha antes de começar o percurso de bike, sempre que possível. Observe o trajeto do começo ao fim para identificar onde estão as principais curvas e descidas.

Esse não é o único motivo para fazer uma volta de reconhecimento. Você pode descobrir se existe algum impedimento na trilha (como uma ponte quebrada ou uma encosta que desbarrancou) antes de dar de cara com ele em alta velocidade.

3. Derrapagens e quedas em trilhas na chuva

Quem nunca pensou que andar de bike na chuva deve ser uma delícia? Bom, deixando um pouco de lado a diversão dessa ideia, a verdade é que praticar MTB em trilhas na chuva é bem arriscado.

O principal problema é que os pneus perdem aderência com o solo, provocando derrapagens e quedas. Isso sem falar que muitas trilhas são simplesmente inviáveis de seguir durante a chuva; por exemplo, se estiver próximo a um rio, o local pode alagar.

Se você insistir em praticar MTB na chuva, existem algumas medidas de segurança para evitar problemas, como reduzir a pressão dos pneus e optar por trilhas com maior cobertura de árvores. No entanto, a única maneira a prova de erros para evitar acidentes nas trilhas de MTB na chuva é, simplesmente, não pedalar.

4. Estiramentos, inflamações no nervo e outras lesões por falta de preparo 

Pois é, nem todos os acidentes nas trilhas de MTB estão ligados ao MTB em si. O problema pode estar na falta de preparo, seja porque você não fez treinamentos de força e resistência como deveria, seja porque a sua técnica não está tão bem desenvolvida ainda.

acidentes nas trilhas de MTB

Para esse problema, não existe fórmula mágica. O risco vai diminuir à proporção em que o seu preparo aumenta. É por isso que todos os ciclistas, mesmo amadores, precisam intercalar o esporte com os treinos adequados.

Além das dicas específicas que você acabou de ver para evitar acidentes, existem duas dicas genéricas, mas que precisam ser levadas a sério. A primeira é manter a concentração e ficar sempre atento à trilha; a segunda é usar o equipamento de proteção, incluindo capacete, joelheiras, cotoveleiras. 

Você já sofreu algum dos acidentes nas trilhas de MTB mencionados nesse post? Agora, não tem mais desculpa para (evitar) se machucar, porque você já sabe que é possível reduzir os riscos e aprendeu como fazer. Então, coloque essas dicas em prática!

E, se você é adepto das trilhas montanha abaixo, aproveite para conhecer os principais riscos do Downhill – a modalidade mais radical de MTB!