Esportes radicais: conheça os benefícios e escolha um para chamar de seu

Hoje em dia, a rotina cheia e as preocupações do dia a dia estão deixando as pessoas cada vez mais estressadas. Para aliviar esse estresse, os esportes radicais podem ser a solução. 

Também conhecidos como esportes de aventura, os esportes radicais são caracterizados por algumas diferenças em relação às várias modalidades de esportes comuns. 

As principais características são o desafio, a sensação de risco em situações extremas e a fuga da rotina, porque, nos esportes radicais, nenhum dia de prática será igual ao outro.

Uma das melhores vantagens dos esportes radicais é que algumas modalidades podem ser adaptadas e praticadas em ambientes fechados (indoor). Já outras podem ser praticadas também ao ar livre, em contato com a natureza (outdoor).

Como essa categoria de esportes tem conquistado cada vez mais aventureiros adeptos, vamos falar um pouco sobre os benefícios dessas práticas, que incluem uma melhoria na qualidade de vida e maior bem-estar físico e mental. Acompanhe!

Principais benefícios dos esportes radicais

Os esportes radicais são atividades que, muitas vezes, são associadas a correr riscos. Mas, mesmo por quem é iniciante e ainda não tem muita técnica, esse tipo de exercício pode ser praticado, se for de forma correta e com equipamentos adequados, pois eles são seguros e vão te proporcionar muitos benefícios.

Confira, agora, quais são esses benefícios. Você vai querer escolher logo uma modalidade para poder começar as suas aventuras.

Controla a pressão arterial

Uma das causas do descontrole da pressão arterial é o sedentarismo. A pressão alta é causada principalmente pela falta de atividade física. Por isso, a prática regular de esportes radicais é capaz de manter a pressão sanguínea em níveis saudáveis.

Isso porque esse hábito diminui a força dos batimentos cardíacos e dilata os vasos sanguíneos.

Trabalha a paciência

Os esportes radicais, além de técnica, exigem muito foco e atenção. Por isso, ao praticá-los, você estará exercitando a sua paciência. 

Em todas as modalidades, é preciso ter calma e avançar um passo de cada vez para não correr riscos.

Melhora o humor e reduz a ansiedade

A prática de esportes radicais libera a produção de uma série de neurotransmissores no cérebro, dentre eles, a endorfina, considerada um analgésico natural.

Logo nos primeiros momentos de liberação desse hormônio na corrente sanguínea, você já vai começar a sentir os seus efeitos. Ele causa a diminuição da ansiedade e proporciona um estado de bom humor e relaxamento.

Ajuda na sociabilidade

Os esportes radicais, em sua maioria, são praticados em grupo, seja entre amigos ou família. Mesmo sozinho, você acaba tendo a companhia de um profissional, ou de algum colega para auxiliar nos equipamentos. 

Por isso, esse tipo de atividade pode ajudar a promover a socialização dos praticantes.

Melhora do preparo físico

Não menos importante, os esportes radicais são cheios de benefícios para o seu preparo físico. Eles demandam o uso de resistência cardiovascular e força, fazendo com que seu corpo trabalhe por completo.

Sendo assim, a prática frequente desse tipo de exercício é capaz de diminuir a demanda de esforço físico para fazer as atividades do seu dia a dia. Com seus músculos tonificados, você sentirá mais facilidade, por exemplo, ao subir escadas, ou mesmo, carregar peso.

Opções de esportes radicais para você praticar

Agora que você já sabe dos benefícios desse tipo de exercício, vamos apresentar alguns esportes mais praticados e suas características. Assim, se você está em busca de uma nova atividade para o seu dia a dia, escolha a que você mais se identifica.

Escalada

A escalada é um dos esportes radicais mais praticados hoje em dia

Um dos esportes radicais mais praticados é a escalada esportiva. Existem dois tipos: a indoor, que é um esporte olímpico com federações, regras, campeonatos e juízes, e a escalada ao ar livre (outdoor).

Na modalidade indoor, o esportista escala uma parede com agarras, que é uma imitação de uma rocha. Esse tipo de prática garante maior segurança ao atleta.

Nas competições oficiais, a escalada conta com três modalidades: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade).

Já na escalada ao ar livre, as reentrâncias das rochas são usadas como agarras. Nela, você presencia incríveis paisagens naturais e fortalece o seu espírito aventureiro.

Na modalidade solo, o atleta não utiliza nenhum tipo de equipamento de segurança. Por ser de alto risco, esse tipo possui poucos praticantes. Diferentemente da solo, na escalada livre, é necessário o uso dos acessórios para garantir a segurança.

Na escalada outdoor artificial, além dos acessórios de segurança, alguns objetos são cravados nas entranhas das rochas para ajudar o atleta a se erguer.

Trekking 

Outro esporte que ganha cada vez mais adeptos é o trekking. Isso porque é uma modalidade que reúne participantes de diferentes faixas etárias, nacionalidades e profissões, já que pode ser praticada por qualquer pessoa. 

O trekking nada mais é do que um tipo de caminhada feita em locais que possibilitam maior contato com a natureza, em um período de longa ou curta duração. Ou seja, o seu objetivo é explorar trilhas naturais e montanhas.

Ele pode ser realizado apenas por lazer ou por competição, e é exigido o mínimo de preparo físico para praticá-lo. 

Trail running

O trail running é um dos esportes radicais que são feitos ao ar livre

O Trail Running, também conhecido como Trail Run ou corrida de montanha, é, como o próprio nome sugere, uma corrida a pé, aberta a todos, feita em um ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas, florestas ou planícies. Por isso, os percursos devem ter menos de 20% de calçadas ou vias pavimentadas.

O terreno pode ser de areia, de terra ou de trilhas no meio do mato. É preciso que o percurso seja sinalizado para que nenhum competidor se perca no caminho.

Ciclismo

O ciclismo é uma atividade cíclica, que utiliza a bicicleta como meio de locomoção, e pode ser praticado de diversos jeitos, de forma competitiva ou apenas por lazer.

Ao andar de bicicleta, seu corpo trabalha vários músculos, como as coxas, glúteos, pernas, região lombar e abdômen. 

Existem diversas modalidades, como o Mountain Bike, que é praticado em terrenos irregulares; o BMX, que consiste em fazer manobras e competir; a speed, que é praticada em ruas e estradas, o downhill, que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso cheio de irregularidades, e o triatlo, que envolve três atividades físicas: a natação, o ciclismo e a corrida, nessa ordem.

Como vimos, em qualquer modalidade de esportes radicais, os benefícios são inúmeros. Por isso, se você deseja começar um novo esporte, mas não encontra tempo para praticá-lo, confira o nosso outro artigo com 4 dicas para se desconectar do trabalho e se dedicar ao seu esporte favorito.