Trekking: quais acessórios e equipamentos levar em sua aventura

Descobrir novas cachoeiras, conhecer novos lugares, desbravar longas trilhas e presenciar paisagens incríveis em meio à natureza são coisas que só o trekking pode te proporcionar. No entanto, para começar a praticar, é preciso tomar alguns cuidados e investir em equipamentos para trekking que são importantes para evitar imprevistos desagradáveis e desconfortos.

Sendo assim, é essencial estar preparado com os acessórios adequados para práticas de aventura. Além de facilitar a atividade, esses itens podem ser muito úteis em casos de emergência ou contratempos, especialmente em percursos mais longos.

Acompanhe a leitura e confira os principais equipamentos para trekking que são necessários na sua caminhada.

Equipamentos para trekking

Veja quais são os equipamentos para trekking que você precisa levar para que a sua aventura seja mais proveitosa e confortável. 

Calça

Primeiramente, vamos falar sobre o vestuário, que é muito importante para essa atividade. 

Para praticar o trekking, roupas como shorts e bermudas não são recomendadas. Isso porque você será alvo dos insetos, além de sofrer com os espinhos, as raízes e as pedrinhas que podem machucar a sua perna.

Por isso, invista em uma calça, a mais confortável possível. Dê preferência a um modelo que tenha bolsos, dessa forma você poderá usá-los para carregar acessórios mais leves.

Bota

Botas são um dos equipamentos para trekking essenciais

Assim como a calça, é essencial que a bota escolhida para o trekking seja leve e fique confortável em seu pé. Além disso, é preciso que elas sejam mais altas, a ponto de proteger o seu tornozelo de torções. 

Os modelos mais resistentes costumam ser mais pesados e rígidos. Por isso, dependendo do tipo de caminhada, você deve definir se prefere um calçado que seja mais leve ou mais resistente.

Camiseta

Para a parte superior do corpo, prefira roupas mais leves. Isso se faz importante porque, com o tempo, o peso da roupa pode exigir maior esforço físico, principalmente com a água de uma possível chuva e do suor durante a caminhada.

As camisetas com sistema dry-fit são ideais para a atividade. Elas são leves e permeáveis, o que faz com que o suor evapore mais facilmente, diferentemente das camisas de algodão, que permanecem úmidas. Além disso, esse tipo de tecido protege o corpo contra os raios UV.

Anorak

Dentre os equipamentos para trekking mais importantes, estão a capa de chuva e o corta-vento, também chamado de Anorak. Ele serve para proteger o atleta de uma possível chuva e do vento e, no tempo seco, ele ficará preso na mochila, sem pesar ou ocupar muito espaço.

Apesar de não ser um agasalho, ele também pode ajudar a proteger do frio. Mas, se o local de trekking for muito alto, não se esqueça de levar uma roupa adequada para se esquentar.

Bastão de caminhada

O bastão de caminhada é um dos equipamentos para trekking que vão te dar mais conforto na aventura

Se você for se arriscar em trilhas mais íngremes ou com muitas subidas e descidas, um dos equipamentos para trekking que vão te auxiliar é o bastão de caminhada. Ele ajuda a prevenir as dores nos joelhos e articulações, que podem ser causadas pelo impacto com o solo, principalmente nas descidas. 

Além disso, os bastões vão te dar uma estabilidade maior na sua caminhada. A nossa dica é investir em um modelo anti-choque, que tem molas em seu interior, para amortecer ainda mais os impactos, e fibra de carbono, que o torna mais leve e resistente. 

Lanterna de cabeça

Mulher usando capacete com lanterna de cabeça

Para as trilhas mais longas, você provavelmente também vai precisar caminhar à noite. Por isso, a lanterna se torna um dos equipamentos para trekking mais importantes. 

Se você for acampar, a lanterna de cabeça é ainda mais útil, pois você ficará com as duas mãos livres para montar a barraca, fazer comida ou procurar algo na sua mochila.

Mochila

Para guardar todos esses equipamentos para trekking, é fundamental que você tenha uma mochila apropriada para a atividade. As possibilidades são muitas, mas as mochilas de ataque e as cargueiras são as mais utilizadas para isso. 

Tudo vai depender do seu tipo de aventura. Se for acampar, você vai precisar carregar a barraca, saco de dormir e isolante térmico, além de roupas mais grossas, comida e acessórios para cozinhar. Nesse caso, o ideal seria fazer uso de uma mochila cargueira.

Agora, se caso você não for pernoitar, é mais adequado levar um equipamento que seja mais leve e prático. Para isso, a mochila de ataque é menor e vai te dar mais mobilidade para desviar dos obstáculos. 

Ao comprar uma mochila de ataque, verifique o seu tamanho e material. Além disso, teste a mochila e escolha uma que se adapte bem ao seu corpo. Também é importante que ela tenha cintas de ajuste escapular e pélvica, para você ter mais conforto no seu passeio.

Bússola ou mapa

Utilize mapas durante a prática de trekking

Hoje em dia, esse tipo de equipamentos para trekking podem parecer obsoletos e ultrapassados. Mas vale lembrar que muitos dos locais que são desbravados nessa atividade não possuem rede de telefonia ou qualquer tipo de conexão.

Por isso, para não se perder no caminho, conte com a ajuda de uma bússola ou um mapa da região. 

Kit de primeiros socorros

Dentre os equipamentos para trekking, o que acaba por ser obrigatório é o kit de primeiros socorros. Não se deve sair para praticar essa atividade sem portar um estojo que contenha itens como gazes, esparadrapo, sabonete anti-séptico, álcool, band-aid e alguns medicamentos.

Acidentes podem acontecer e você deve estar preparado para isso. Além de itens para curativo, é aconselhável acrescentar alguns medicamentos de uso comum, como analgésicos, para evitar dores de cabeça ou musculares.

Repelente e protetor solar

O repelente é usado para evitar que você seja alvo dos insetos. As picadas podem incomodar e, algumas vezes, até causar uma alergia mais séria, e isso pode ser um inconveniente durante o seu passeio.

Outro produto importante é o protetor solar. Ao passar no rosto e nos braços, você evitará queimaduras e consequências mais graves, já que você permanecerá um longo período exposto ao sol. 

Agora que você já sabe quais são os equipamentos para trekking mais importantes, que tal escolher o destino de sua próxima aventura? Confira nosso artigo sobre 9 lugares no Brasil que são incríveis para hiking ou trekking.