6 livros que todo aventureiro deve ler

Quantos livros para aventureiros você já leu? Existem histórias incríveis que servem de inspiração para qualquer pessoa. Afinal, a leitura é uma grande companheira para todas as horas. 

Se você está em busca de conhecer novas aventuras enquanto descansa dos treinos ou do trabalho, separamos 6 livros para aventureiros que você precisa conhecer!

#1 – The Mindful Athlete (George Mumford)

A obra de George Mumford é um dos livros para aventureiros de leitura obrigatória, pois trata do impacto da atenção plena. 

Com uma juventude difícil, George começou a usar drogas, como maconha e heroína. No entanto, a meditação conseguiu o afastar de seu vício.

Em “The Mindful Athlete: Secrets to Pure Performance”, ele traz suas memórias e oferece uma espécie de guia de instruções para meditação voltada à performance. É basicamente treinar sua mente e usar suas superpotências para atingir um alto nível de desempenho.

Michael Jordan, Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, além de outros grandes atletas, são alguns dos “seguidores” de Mumford. São ótimos exemplos para inspirar sua mudança de postura para atingir um maior desempenho nas suas práticas, não?

#2 – Deixado Para Morrer (Beck Weathers)

O ano é 1996. Um grupo de alpinistas foi surpreendido por uma tempestade no Monte Everest e foi separado. Beck Weathers, um dos membros do grupo, se perdeu, não foi resgatado e ficou abandonado na neve. 

Esse é um dos livros para aventureiros com final feliz, porque Beck surgiu horas depois perto do acampamento, onde foi resgatado. Sem luvas, cego e com muito gelo dentro do macacão térmico, ele sobreviveu.

Beck conta essa história nas 256 páginas do livro “Deixado Para Morrer”. Para quem se interessa por esportes extremos, histórias de sobrevivência e alpinismo, essa é uma excelente pedida!

#3 – A escalada: a verdadeira história da tragédia no Everest (Anatoli Boukreev)

A Escalada é um dos livros para aventureiros com histórias do Everest

O outro lado da história contada por Beck Weathers está em “A Escalada”, um dos livros para aventureiros imperdíveis. Ele aborda o mesmo incidente de 10 de maio de 1996 que atingiu o grupo de Beck e outros escaladores. 

O guia-chefe russo, Anatoli Boukreev, fazia parte da equipe de busca dos escaladores que subiam pela Face Sul do Everest. 

Três sobreviventes, que foram resgatados quase mortos, se salvaram devido à atuação do guia. O livro conta exatamente a missão de salvamento. E ela foi tão incrível que o russo recebeu o maior prêmio de atos de heroísmo pelo Clube Americano de Alpinismo.

#4 – 127 Horas (Aron Ralston)

Em 416 páginas, Aron Ralston conta sua dolorosa história de sobrevivência após ficar preso entre rochas em um desfiladeiro em Utah, nos Estados Unidos. Dolorosa mesmo, pode acreditar.

O alpinista de 27 anos precisou de um ato de coragem extrema para conseguir voltar para casa. E ele conta no livro algo que vai muito além de seu drama pessoal naquele momento. 

Seu ensinamento mais valioso para escaladores, ciclistas e outros atletas é a vulnerabilidade.

Em uma linguagem coloquial, próxima e bem-humorada, ele envolve os leitores de maneira natural. Se você viu o filme “127 horas”, com James Franco, já sabe do que se trata o livro!

#5 – A Escalada Brasileira (Antonio Paulo Faria)

Homem lendo livros para aventureiros na barraca de camping

No Brasil, o montanhista Antonio Paulo Faria é uma referência da escalada brasileira. Por isso mesmo, este é um dos livros para aventureiros que deve estar em sua lista de leitura. 

Nele, Antonio narra a história da escalada brasileira e mostra sua transformação ao longo do tempo, a partir de uma análise crítica, com bom humor e profunda. 

Ele traz experiências emocionantes dos melhores escaladores de várias gerações, com conquistas e momentos épicos, e também com grandes desafios. 

Muitas dessas situações têm a participação do próprio autor. Então, quando você ler, se achar que é uma história de ficção, lembre-se de que ele estava lá testemunhando tudo!

#6 – Trilhando Sonhos: 365 dias de bicicleta pela América do Sul (Thiago Fantinatti)

Se você achou que não traríamos livros para aventureiros sobre as duas rodas, se enganou! 

Thiago Fantinatti escreve 376 páginas sobre sua viagem de 15 mil km pedalados em um ano pelo continente Sul-Americano. 

Do Atlântico ao Pacífico, ele recorda suas trilhas e sua grande aventura a partir de suas memórias de pessoas, lugares e momentos. 

Com esses livros para aventureiros, você pode experienciar histórias incríveis de outras pessoas. São grandes inspirações, e podem ser o primeiro passo para uma mudança mais radical de vida e de prática esportiva.

Quer conhecer mais histórias de aventuras? Confira 10 filmes que todo aventureiro deve ver!