Saco de dormir: 5 cuidados que você deve ter com o seu

O saco de dormir é um dos itens básicos para quem gosta de praticar esportes ao ar livre. Para os amantes do camping e trekking, sair de casa sem o equipamento é ter certeza de que vai passar por algumas dificuldades em sua aventura.

Esse é um item que garante segurança e conforto aos aventureiros que gostam de explorar a natureza. Por isso, é importante cuidar bem do seu saco de dormir para ele te acompanhar por muitos anos.

Atualmente, existem diversos modelos e tamanhos, e eles são fabricados em diferentes materiais, para cada tipo de necessidade, gosto e bolso. Mas, uma coisa é certa: independentemente do que você possui, a longevidade do seu equipamento vai depender do seu cuidado e como você o manuseia antes, durante e após usá-lo.

Quer saber como preservar o seu saco de dormir por mais tempo? Neste artigo mostramos 5 cuidados que você precisa ter para garantir maior durabilidade ao seu equipamento Confira!

5 cuidados que você deve ter com o seu saco de dormir

Saco de dormir fechado na bolsa

O saco de dormir é um equipamento essencial para quem gosta de acampar, fazer trekking, escalar ou praticar outra atividade em meio à natureza. Como a maioria dos itens que fazem parte da mochila dos aventureiros, ele não é descartável ou feito para poucos usos.

Porém, para poder usá-lo em muitas aventuras, são necessários alguns cuidados básicos, principalmente com relação à sua limpeza e a forma como ele é guardado entre uma viagem e outra.

Conheça quais são os 5 cuidados essenciais que você deve ter com seu saco de dormir.

#1 Lave o saco de dormir com sabão neutro

Ao lavar seu saco de dormir, use sempre sabão neutro, sabão de coco ou detergente neutro. 

Nunca use amaciantes, sabão em pó ou outro produto que tenha alvejante em sua composição. Isso evitará que manche ou desgaste o tecido.

#2 Use a máquina de lavar no modo “delicado”

Não é necessário e nem recomendado que se lave o equipamento à mão. Isso porque quando o lavamos dessa forma, sem remover o excesso de água do tecido, depois de secar ele pode ficar manchado ou deformado.

Por isso, lave-o na máquina, no modo de tecido delicado ou roupas de bebê.

#3 Nunca guarde seu saco de dormir sujo

Assim como é indicado para qualquer roupa, calçado ou demais equipamentos, nunca guarde o saco de dormir sujo. Também não é indicado deixá-lo muitos dias à espera para ser limpo ou lavado.

O ideal é assim que chegar do seu acampamento ou trekking já priorizar a sua limpeza. Isso evitará que ele embolore, rasgue ou que ocorra qualquer outro dano ao material. Seque à sombra.

#4 Dobre-o com cuidado

Após limpo e seco, dobre-o com atenção. É quase impossível conseguir fazer as mesmas dobras de fábrica, mas tente armazená-lo com delicadeza e cuidado. 

Não o amasse de qualquer jeito. De preferência guarde o saco de dormir em uma bolsa própria para tal.

#5 Não o deixe exposto ao tempo

Tecidos especiais exigem tratamentos especiais. 

O saco de dormir não é um cobertor de algodão ou lã. É um conjunto de tecidos e componentes específicos que, para funcionar corretamente, precisam de atenção. 

Por isso, não deixe seu equipamento exposto ao sol, chuva e ao tempo. Depois de limpo, guarde-o na bolsa protetora e a armazene dentro de um armário ou local livre de exposição solar e de umidade.

Atente-se às instruções do fabricante e siga suas recomendações

Mulher ajeitando saco de dormir em barraca

É importante, antes de usar, lavar e guardar seu saco de dormir, verificar as instruções de fábrica. Todo produto vem com suas especificações e informações importantes que envolvem o material do qual é composto e, também, seu manuseio adequado.

Leia atentamente essas instruções e, se possível, não descarte a embalagem original ou o encarte em que estão presentes tais informações.

As indústrias estão constantemente em busca de novas tecnologias e materiais mais resistentes, leves e eficientes. Por isso, uma das dicas acima — como o método de lavagem — pode não ser indicado para um produto mais moderno que tenha adquirido.

Conhecer esses cuidados básicos que deve ter com o seu saco de dormir irá garantir maior durabilidade ao equipamento e, assim, você poderá aproveitá-lo por muito tempo para as mais inesquecíveis aventuras.

Está em busca de um novo saco de dormir? Então confira as nossas dicas para você escolher o melhor para as suas necessidades.