Uma boa bike é composta por vários acessórios e equipamentos de qualidade, entre eles, o selim. Mas uma pessoa que ainda é nova no mundo do ciclismo pode se perguntar: será que existem mesmo diferenças importantes entre as várias opções de selim disponíveis no mercado?
Sim, existem, mas muitos ciclistas não percebem essas diferenças. Pensando nisso, vamos ajudar você a encontrar o selim ideal. Nesse post, apresentamos quatro diferentes selins de ótima qualidade, destacando suas características técnicas e seus principais pontos positivos! Ao final do post, você ainda confere algumas dicas sobre como escolher um selim.
Essax Adrenaline XC
O selim Adrenaline XC é fabricado pela empresa espanhola Essax e é voltado especialmente para o MTB. Ele é leve, tem um design interessante e utiliza materiais de alta qualidade.
Na fabricação do Adrenaline XC, a Essax utiliza espuma de espessura reduzida, que torna o selim bastante fino. Ele conta com um canal central, em substituição à abertura anti-prostática, diminuindo a pressão exercida sobre a região do períneo. Este selim também é produzido com materiais que favorecem a respiração do corpo, ao mesmo tempo em que são antiderrapantes, garantindo boa aderência e mais segurança na hora de pedalar.
É um selim bastante resistente ao desgaste. O trilho é feito de cromo niquelar.
Kode Race 1376
O selim Race 1376 é fabricado pela Kode no Brasil. Ele é voltado para corridas (perfil Racing) e seu design foi criado pensando nisso. O resultado é um selim de medidas curtas, que facilita o deslocamento do ciclista com rapidez em provas de longa distância.
Um dos destaques do Race 1376 é o uso de tecnologia Semi Rigid. Ela impede que a espuma encoste na estrutura rígida, funcionando como um fundo falso, e assim evita que seu poder de amortecimento seja prejudicado. Como resultado, o selim molda-se melhor ao corpo do atleta e absorve mais os impactos das trilhas e estradas.
Para completar, o Race 1376 é fabricado com trilhos de cromo e espuma de alta densidade, que são resistentes e duráveis, mesmo encarando percursos desafiadores.
PRO Bikegear Griffon Saddle
O selim PRO Griffon Saddle promete combinar desempenho e conforto. Tudo começa pelas formas: o selim tem bordas arredondadas, que não causam incômodo quando você pedala por bastante tempo; por outro lado, sua superfície é reta e as medidas são ideais para melhor performance. O Griffon Saddle é fabricado em três diferentes comprimentos, permitindo que o ciclista escolha o mais adequado ao seu corpo.
Apresenta acolchoamento em EVA, para maior suporte e conforto, e revestimento em material de PU suave, que gera menos atrito com a roupa de ciclismo. A estrutura interna é de polímero reforçado com carbono, rígida, mas leve. O trilho é de carbono.
Outras características do Griffon Saddle são a facilidade de montar e ajustar na sua bike, e a possibilidade de encaixar facilmente outros acessórios, como uma câmera (especialmente os acessórios também da marca PRO Bikegear).
Fizik (ou fi’zi:k) Monte S-Alloy
O selim Monte S-Alloy, da marca italiana Fizik, é feito para a prática da modalidade Enduro. Por isso, seu design tem as linhas certas para uma boa performance na subida e um bom posicionamento na descida. É um selim feito para as corridas.
Sua estrutura rígida é reforçada com carbono. Utiliza a tecnologia Extended Tail Flex, que oferece uma maior área de apoio flexível na parte de trás do selim, uma característica importante para o ciclista manter o equilíbrio e ficar na posição ideal para dar controle e potência à pedalada. O revestimento é de Microtex na parte superior, e cordura na parte lateral.
Além disso, o Monte S-Alloy tem o exclusivo trilho K:ium, uma combinação única de metal, design tubular e acabamento. Com isso, você tem um selim altamente resistente à corrosão e com excelente relação força-peso.
Dicas para escolher um selim
Veja cinco dicas simples para escolher entre as várias opções de selim disponíveis e ter uma experiência melhor com a sua bike.
- Cada modalidade de ciclismo pede um tipo diferente de selim. Mesmo que a qualidade do selim seja boa, se não for adequado para a modalidade que você pratica, ainda não será a escolha ideal.
- Fique atento ao nariz do selim, um detalhe que poucos notam. A posição do nariz está relacionada com a posição do ciclista. Por exemplo, nas competições de MTB XC, o nariz deve ser mais inclinado para baixo.
- Procure um selim de largura compatível com a distância entre seus ossos ísquios (ossos da zona inferior do quadril, que apoia o corpo quando estamos sentados), para evitar desconforto e dores na hora de pedalar.
- Se a dor na região do períneo é um problema para você, pode optar por modelos de selim vazados, que evitam o contato nessa parte do corpo. Porém, é importante investir em um modelo de qualidade, pois, se o selim vazado não for feito com o material adequado, ele pode ceder no meio.
- Usar a roupa adequada, especialmente uma bermuda de ciclismo com forro, também ajuda!
Em geral, o que determina a escolha do selim ideal é a combinação entre a modalidade de ciclismo que você vai praticar e as características únicas do seu corpo. Por isso, se puder, procure um serviço de Bike Fit. Esse serviço especializado ajuda a garantir que o selim, assim como outras partes da sua bicicleta, tenham as medidas e o ajuste certos para você. Essa ajuda extra faz toda a diferença para quem pratica ciclismo com regularidade, mesmo que seja por hobby.
E então, alguma das opções de selim da nossa lista ganhou sua atenção? Se você não tiver se interessado por nenhum deles, vale a pena pesquisar outros modelos dessas mesmas marcas. Além disso, outras marcas que não entraram na nossa lista, mas têm uma boa reputação, são: Arte Selle, TSW Bike, Calypso e Merida.
Quer aprender mais sobre o selim e outros componentes para sua bike? Inscreva-se na newsletter da Entre Trilhas e receba conteúdos exclusivos sobre ciclismo em seu email.