9 Itens que não podem faltar no pedal

O ciclismo está crescendo rapidamente em todo o mundo como atividade esportiva e também como um dos meios preferidos de deslocamento.

A cada dia que passa mais e mais pessoas descobrem as vantagens da vida sem carros. De acordo com um relatório do censo nos EUA, o número de pessoas que vão ao trabalho de bike aumentou em 60% e, no Brasil, um levantamento realizado pela ONG Transporte Ativo e o laboratório de mobilidade da UFRJ apontou que 45% das pessoas que iam ao trabalho pedalando eram novos ciclistas.

Porém, se você usa a bike por esporte ou para ir ao trabalho, precisa saber que a segurança de sua pedalada vai além de ter uma boa bicicleta. Por isso, separamos 9 itens que não podem faltar no pedal. Confira! 

9 Itens que não podem faltar no pedal 

1 – CAPACETE

Segurança em primeiro lugar, certo? Então, nada mais elementar do que usar um bom capacete a cada saída com a bike. Alguns cometem o erro de negligenciar o capacete por considerar que bicicletas não atingem altas velocidades, porém, mesmo nas quedas mais banais, o impacto de uma pancada da cabeça com o solo pode ter consequências drásticas.

Portanto, mesmo não sendo o uso do capacete em bicicletas exigido pelo Código Brasileiro de Trânsito, não vale a pena – mesmo – correr o risco.

2 – BOMBA DE AR

A bomba de ar é uma ferramenta primordial para quem pedala. Lembre-se de que muitas vezes o posto de gasolina mais próximo pode estar a quilômetros de distância e, pior, não possuir uma bomba de ar operante. Melhor evitar esse risco, não é mesmo? Principalmente porque existem diversas opções de bombas portáteis com design anatômico e super leves.

3 – KIT REMENDO

Outro item essencial que não pode faltar no pedal, o kit remendo é composto basicamente por cola, uma pequena lixa, e o próprio remendo em si. Aprenda como utilizá-lo, pois sem ele, um pneu furado pode significar o fim de sua aventura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

4 – CANIVETE MULTIUSO PARA BIKE

Como o próprio nome diz, é um conjunto de ferramentas próprias para uso em bicicletas. Deve ter o tamanho reduzido e itens capazes de abrir e regular a maior parte das peças em sua bike. Fique atento à qualidade, tamanho e peso do canivete. Aqui o barato pode sair caro e se tornar, literalmente, um “peso morto” em sua pedalada, e a ideia não é essa!

5 – BOLSA DE SELIM

Este item está diretamente relacionado aos itens 3 e 4, afinal, é nele que serão alocados o Kit Remendo e o Canivete Multiuso, além de outros utensílios de sua preferência a depender do modelo de bolsa.

Alguns ciclistas optam por modelos de bolsa de quadro. Nesse caso, existem modelos que possuem um compartimento superior próprio para celulares com uma película transparente que permite a visualização da tela do aparelho, o que pode ser muito útil em situações em que o uso do GPS é necessário, por exemplo.

6 – FAROL

Vale a pena investir em um farol se você irá pedalar por locais com pouca luz. E, se a sua ideia é pedalar à noite, então esse item é indispensável. Os modelos mais comuns são aqueles com lâmpada LED, lâmpada halógena e os faróis embutidos, que são conectados a dínamos capazes de transformar o esforço do ciclista em energia.

 

7 – ÓCULOS

Os óculos protegem desde a incidência de raios solares até poeira, pedrinhas, pequenos insetos ou qualquer outro objeto que por uma infelicidade possa vir a atingir seus olhos.

8 – LUVAS

Esse é um item muitas vezes negligenciado, porém, tem grande relevância, seja na cidade ou no campo. As luvas, além de garantirem mais conforto durante a pedalada, são também um item de segurança. Em uma queda, muitas vezes são as mãos a primeira parte do corpo que tocam o chão, de forma instintiva, para nos proteger do impacto. Nessas horas, nada melhor do que estar com elas bem protegidas por luvas de qualidade capazes de absorver impactos.

9 – GARRAFA

Por fim, é importante frisar que sem hidratação ninguém vai muito longe! Portanto, a garrafa é item obrigatório no ciclismo. Há uma grande variedade de modelos e materiais, super leves e em formatos anatômicos, porém, opte por aquelas que tenham um sistema fácil para abrir e fechar, já que muitas vezes o acesso será feito em movimento.

E, se falamos de garrafa para bike, obviamente você deve ficar atento à escolha de uma caramanhola capaz de comportar a garrafa com segurança e proporcional ao quadro de sua bike.

Estes são 9 itens que não podem faltar no pedal. Porém, há uma infinidade de acessórios que podem ser incluídos em sua lista, dependendo de suas necessidades. E na Entre Trilhas você encontra uma linha completa de bikes e acessórios, seja qual for a sua aventura.

A Entre Trilhas fica na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27 – Loja, Ouro Preto (MG). Fone: (31) 3350-3324.