Andar de bike pode ajudar a superar a depressão

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o que representa 11,5 milhões de brasileiros com a doença em números absolutos.

A depressão é uma doença e, como tal, deve ser tratada com ajuda médica. O tratamento geralmente inclui medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.

No entanto, estudos reforçam que o exercício é um aliado eficaz no combate à depressão e, em alguns casos, funciona tão bem quanto os antidepressivos, embora, ressaltam os especialistas, apenas o exercício físico não seja suficiente para alguém com depressão severa.

E entre as atividades físicas mais eficazes nesse campo está o pedal. A seguir, vamos explicar melhor porque andar de bike pode ajudar a superar a depressão.

Andar de bike pode ajudar a superar depressão

Três amigos pedalando de bike.

Além dos benefícios físicos no combate à depressão, pedalar estimula o convívio social.

Primeiramente, toda atividade física dá início a uma cascata biológica de eventos que resulta em muitos benefícios à saúde, como a proteção contra doenças cardíacas e diabetes, melhora do sono e redução da pressão arterial.

O exercício de alta intensidade libera as substâncias químicas benéficas para o corpo chamadas endorfinas, também conhecidas como o hormônio do bem-estar, pois melhoram o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da autoestima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade.

Essa melhoria na função cerebral faz você se sentir melhor. Em pessoas deprimidas, os neurocientistas notaram que o hipocampo no cérebro – a região que ajuda a regular o humor – é menor. O exercício estimula o crescimento das células nervosas no hipocampo, melhorando as conexões das mesmas, o que ajuda a aliviar a depressão.

Bicicleta no combate à depressão

Desenho esquemático do cérebro humano para ilustrar o combate à depressão.

O exercício melhora as conexões das células nervosas em nosso cérebro, o que ajuda a aliviar a depressão.

Agora que entendemos porque a atividade física é uma aliada ao combate à depressão, chegou a hora de explicar porque o pedal é um dos exercícios mais poderosos que existem contra essa doença!

Pedalar, como sabemos, melhora o condicionamento físico, ajuda a combater o estresse e previne doenças como a depressão, mas o que pouca gente imagina é que andar de bike é altamente recomendado para quem não tem condicionamento físico. 

Ou seja, exige pouca capacidade coordenativa e não necessita de muito condicionamento, então, é ideal também para quem nunca teve o hábito de se exercitar com regularidade e tem receio de começar.

Pesquisas comprovam que pedalar durante 30 a 60 minutos, entre três e cinco dias por semana, pode reduzir em até 50% os riscos de depressão. Outros benefícios são o controle da pressão e o combate a doenças cardiovasculares, deixando o coração e os pulmões fortalecidos, facilitando a eliminação de toxinas.

O desafio de começar

Ao contrário do que imagina o senso comum, a depressão se manifesta fisicamente. Entre os sintomas mais comuns estão o sono perturbado, a energia reduzida, alterações de apetite, dores no corpo e aumento da percepção da dor, o que pode resultar em menos motivação para o exercício.

É um ciclo difícil de romper, mas podemos começar aos poucos. Fundamental é dar o primeiro passo, ou pedalada! Então, aumente gradualmente o tempo de atividade. Mais importante é manter uma rotina e uma periodicidade, pois é isso que irá fazer com que seu corpo passe a produzir maior quantidade de endorfina.

Não tenha vergonha de começar e, no início, não se preocupe com o tempo de exercício, pois, cinco minutos de atividade se tornarão 10, e então se tornarão 15, e assim por diante.

Não há um estudo conclusivo quanto ao tempo ideal para se exercitar antes que a melhoria das células nervosas comece a agir para aliviar os sintomas da depressão. No entanto, é certo que você deverá começar a se sentir melhor algumas semanas depois de iniciar sua rotina de bike.

Mas, lembre-se, este é um tratamento a longo prazo, portanto, a chave é fazer com que você se mantenha sempre motivado. E, talvez, aqui esteja o maior benefício da bike, pois é possível fazer com que cada saída seja única, planejando rotas, trilhas, mudando a carga de exercícios, distâncias, enfim, quem pedala tem uma gama de opções para fugir da rotina e manter a chama da descoberta acesa.

Mas, lembre-se, para começar a pedalar regularmente não basta arrumar uma bicicleta. O primeiro passo é a avaliação médica. E, uma vez liberado, procure adquirir bikes de qualidade e dicas de especialistas como nossa equipe de técnicos da Entre Trilhas. Pode contar com a gente!