Escalada: como voltar a escalar depois de uma lesão

Infelizmente, as lesões durante a prática da escalada são comuns. Afinal, trata-se de um esporte de alta intensidade e que conta com uma série de imprevistos. 

A escalada exige muito, tanto do corpo quanto da mente, especialmente para os aventureiros que treinam pesado. 

Isso porque os treinos mais intensos — principalmente se não houver o acompanhamento de um profissional especializado —, podem ocasionar em lesões. 

As mais comuns são nos punhos, mãos, ombros, coluna vertebral, quadril e joelhos. 

A lista de lesões e problemas que podem acontecer durante a escalada é grande, como: entorses, contusões, luxações, tendinite, estiramento e distensão muscular, bursite, entre outras.

No entanto, a notícia boa é que, se você se cuidar e seguir as recomendações do seu médico, poderá voltar a escalar.

Neste artigo mostraremos alguns cuidados que você deve ter para se recuperar de uma lesão e voltar a praticar escalada. Acompanhe!

Procure um especialista em medicina esportiva 

Certamente, a primeira coisa a se fazer é tratar a lesão com um médico especializado no assunto. Afinal, como você já deve saber, existem inúmeras lesões que podem acontecer durante uma escalada. E cada uma delas tem a sua especificidade e tratamento adequado.

Dessa forma, um médico especializado em medicina esportiva é o profissional mais adequado para avaliar cada caso e apresentar as melhores recomendações e tratamento para melhorar a qualidade de vida e bem-estar do paciente. 

Portanto, SEMPRE siga todas as orientações do seu médico.

Faça fisioterapia

O tratamento de lesões por meio de fisioterapia costuma ser longo e, dependendo do caso, a recuperação é lenta. No entanto, é importante seguir todas as orientações e passar por todas as sessões recomendadas.

Assim, a fisioterapia deve ser levada a sério. Ela é responsável por fortalecer a musculatura, diminuir as dores, reduzir o risco de novas lesões, contribuir para o retorno dos movimentos e muito mais.

Entenda os seus próprios limites físicos e seja paciente

Sabemos que é difícil controlar a ansiedade de voltar a treinar. Porém, é preciso entender que todas as pessoas têm limitações físicas e, após uma lesão, é preciso ir com calma. Afinal, leva um tempo até que o corpo se recupere por completo.

Portanto, é essencial ser paciente e esperar o tempo de recuperação. Jamais ignore esse período, pois você poderá ter novas lesões — as quais, dependendo da gravidade, podem se tornar irreversíveis.

Mantenha o corpo ativo e em forma

Talvez não seja possível voltar a escalar logo. No entanto, é preciso encontrar novas atividades para fazer, até mesmo em casa, que sejam mais leves, mas que possibilitem exercitar o corpo.

Então, saiba que é possível se manter ativo e em forma, apostando em outras atividades físicas. Mas tudo isso deve ser realizado respeitando as limitações físicas, as recomendações do médico e, se possível, com orientações de um educador físico.

Mantenha uma alimentação saudável

alimentos saudáveis

Investir em uma alimentação natural, saudável e equilibrada é fundamental para ter mais qualidade de vida. 

A alimentação saudável ajuda a evitar a fadiga, otimiza o processo de recuperação das lesões e fornece os nutrientes necessários para que o organismo funcione corretamente.

Melhor ainda é contar com a ajuda de um nutricionista durante esse período. Certamente, um profissional qualificado poderá estudar o seu caso e elaborar uma dieta personalizada para atender às necessidades nutricionais de seu organismo.

Exercite a mente

Durante o tempo de recuperação, encontre novos hobbies e formas de se distrair. Em muitos casos, manter a mente ocupada e o pensamento positivo é uma parte importante da recuperação.

Afinal, não adianta ficar triste ou se frustrar. Lembre-se de que tudo tem o seu tempo e você precisa respeitar os seus limites. 

Então, leia um livro, faça um curso on-line, medite, coloque em dia as suas séries preferidas, entre outras inúmeras atividades que você pode fazer.

O importante é manter a mente ativa e ocupada, longe de pensamentos negativos. Quando você menos esperar, terá voltado a praticar seu esporte preferido.

Volte a treinar aos poucos

treino de escalada

O retorno aos treinos precisa ser acompanhado por um profissional qualificado, pois isso evitará complicações ou surgimento de novas lesões. 

Então, mesmo que você já seja um expert na escalada, vale a pena contar com a ajuda de um profissional para corrigir os movimentos técnicos, medir os seus esforços, e minimizar os riscos de lesões mais sérias.

Dependendo do tipo de lesão que você teve, é possível retornar à escalada logo após o período de tratamento. Porém, é preciso seguir as recomendações do seu médico e respeitar os seus limites físicos, como já falamos. 

Além disso, cuidar da sua mente também é importante. Afinal, o treinamento mental é essencial para melhor desempenho no esporte.

Quer saber mais? Confira este outro artigo: “Treinamento mental para escalada: como se preparar”.