5 erros que ciclistas iniciantes devem evitar

Andar de bicicleta é uma atividade relativamente simples para a maioria das pessoas. Afinal, normalmente, já aprendemos a pedalar quando ainda somos crianças. No entanto, existem alguns erros que ciclistas iniciantes cometem, principalmente os que ainda não estão acostumados com o pedal.

Então, se você costuma pedalar por hobby ou simplesmente quer dar um passeio com os amigos no final de semana, precisa conhecer quais são esses equívocos e descobrir como não cometê-los.

Conheça agora 5 erros que os ciclistas iniciantes mais cometem.

1. Não se equipar corretamente

Muitos ciclistas iniciantes pensam: é “só” andar de bicicleta. Então, acabam negligenciando o uso dos equipamentos de segurança. Ou, ainda, deixam para investir nesses itens em um segundo momento.

Entretanto, o uso de equipamentos de segurança deve ser prioridade de todos os ciclistas. Afinal, com eles, você garante a sua segurança e melhora a confiança e o desempenho na hora de andar sobre duas rodas.

Os principais são: capacete, óculos, joelheira, cotoveleira, luva, retrovisores, buzinas e equipamentos de iluminação. 

2. Não investir no vestuário e calçado adequados para ciclista

Ciclistas iniciantes com roupas apropriadas para o ciclismo

Com relação ao vestuário, o primeiro erro dos ciclistas iniciantes é não usar roupas apropriadas para a prática esportiva. Então, saiba que é fundamental investir em vestimentas específicas para o ciclismo, tais como camisas, bermudas, bretelles e sapatilhas.

A roupa de ciclismo faz muita diferença. Com ela, você tem um maior conforto, consegue se movimentar de forma adequada e, ainda, garante a temperatura corporal ideal.

Ao investir nas roupas apropriadas, você também não precisará (e nem deverá) usar roupas íntimas. Isso porque a bermuda, por exemplo, já é confeccionada especialmente para proporcionar mais liberdade aos movimentos.

Então, elas dispensam o uso das peças íntimas, visto que possuem um tecido apropriado para evitar o suor e promover mais conforto.

Inclusive, se você utilizar roupas íntimas, poderá sofrer com assaduras, além de machucar a sua pele devido ao atrito da peça com o corpo.

3. Não pedalar com a postura correta

A postura correta é fundamental na hora de pedalar, pois é responsável por garantir a segurança do atleta, evitando lesões e desconfortos musculares, e garantindo o seu bom desempenho no esporte.

Para ter uma postura correta, é preciso adaptar a bicicleta para o seu corpo. Então, muitas vezes, é necessário trocar alguma regulagem, quadro, ou outro componente da bike. Essas correções garantem maior conforto ao pedalar.

4. Não levar um kit básico de reparo

Convenhamos: não há nada pior do que ficar estagnado com a bike no meio do trajeto. Inclusive, pode até ser perigoso. Por isso, levar na mochila um kit básico de reparo é essencial para evitar essa situação frustrante e desagradável.

Seu kit deve conter pelo menos ferramentas básicas, como: equipamentos para remendo, jogo de espátulas, câmara de ar, canivete de chaves com extrator de corrente, lanterna, entre outros.

5. Não respeitar os próprios limites físicos

ciclista cansado pedalando na rua

Muitos ciclistas, principalmente os que estão iniciando no esporte, empolgam-se demais e, com isso, acabam não respeitando os seus limites físicos. Isso é extremamente prejudicial para a saúde.

Cair na armadilha do overtraining — quando a pessoa faz mais atividades físicas do que o corpo aguenta — acarreta uma série de prejuízos ao atleta. 

Afinal, o excesso de treinamento pode causar dores, lesões, queda da resistência imunológica, perda da qualidade do sono e muito mais.

Por isso, é preciso ter calma e paciência. Treine de forma moderada, respeite os intervalos e tempo de recuperação do seu corpo e vá progredindo a intensidade aos poucos. 

Além disso, é necessário ter um bom planejamento de treinos de acordo com a sua condição física.

Para evitar o overtraining, também é importante alimentar-se bem e manter o corpo sempre hidratado. Essa combinação te proporcionará mais força e resistência sobre a bike, o que é essencial na prática do esporte. 

Embora sejam dicas simples, essas são atitudes que costumam ser deixadas de lado por muitos ciclistas iniciantes.Agora que você já sabe os principais erros a serem evitados para obter melhores resultados no ciclismo, conheça também alguns treinos que podem potencializar o seu desempenho. Confira: “4 treinos para aumentar a força e resistência sobre a bike”.