Corda de escalada: 5 dicas para conservar a sua

A escalada, além de ser uma atividade prazerosa, proporciona diversos benefícios. Ela tonifica os músculos, aumenta a flexibilidade, desenvolve a autoconfiança e, ainda, previne doenças crônicas. No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados, principalmente com os equipamentos, em especial com a corda de escalada.

Primeiramente, é necessário investir em um equipamento realmente profissional. Afinal, isso garante que você não terá nenhum risco na hora da escalada. Assim, a corda profissional trará segurança a todos os seus movimentos. 

Aliás, convenhamos: em qualquer esporte, do mais radical ao mais tranquilo, a segurança precisa ser prioridade.

Então, assim como todos os outros equipamentos, a corda precisa estar sempre em ótimo estado. Para isso, existem alguns cuidados essenciais para manter a sua vida útil e, é claro, evitar sustos durante a prática do esporte.

Não sabe como cuidar bem da sua corda de escalada? Fique tranquilo(a)! Continue a leitura e conheça as nossas dicas!

1. Guarde o equipamento com cuidado na embalagem

A corda de escalada é um equipamento essencial para o esportista. Então, é fundamental que você tenha um carinho e cuidado especial no transporte, manuseio e armazenamento dela.

Você deve guardar a corda de escalada em um ambiente apropriado: arejado, seco e escuro. Inclusive, o ideal é guardá-la na própria embalagem. Assim, ela fica solta, sem enrolações e sem nós

Além disso, é preciso ter a certeza de que ela não terá contato com nenhum objeto pontiagudo ou produto que possa danificá-la.

2. Não deixe a corda em contato direto com a luz solar

corda de escalada azul

A corda de escalada não pode ficar exposta à luz solar. O ideal é guardá-la em um local bem arejado e longe de umidade. 

Além disso, jamais guarde a corda de escalada no porta-malas do carro, pois o calor excessivo pode acelerar a deterioração das suas fibras viscosas.

Em outras palavras, o calor reduz a elasticidade da corda — o que pode desgastar o equipamento e causar um acidente durante o uso.

3. Evite deixar a corda de escalada próxima a produtos de limpeza

A corda não pode ficar próxima a produtos de limpeza (químicos, ásperos, ácidos, corrosivos, etc.). 

Isso porque, caso algum produto acidentalmente vaze sobre ela, certamente danificará propriedades importantes que possibilitam esse tipo de prática esportiva.

Ela pode, sim, ser guardada em um armário. Porém, certifique-se de que ela não terá contato direto com nenhum produto que possa danificá-la.

4. Armazene a corda de escalada em local fresco e ventilado

Como vimos, a corda de escalada precisa ser armazenada em um ambiente fresco e ventilado. Assim, não a deixe em contato direto com o solo, pois a poeira e demais partículas que estão no chão podem ser abrasivas.

Além disso, saiba que é essencial não pisar na corda, pois isso pode pressionar essas partículas para o interior do equipamento.

Antes de guardá-la, deixe-a arejando na sombra (longe dos raios UV). Isso garante que a umidade seja evaporada, evitando a proliferação de bactérias, fungos e outros organismos prejudiciais a sua vida útil.

5. Lave a corda de escalada com sabão neutro e água fria

Jamais lave a sua corda de escalada na máquina de lavar, está bem? Da mesma maneira, o uso da secadora é proibido. Entretanto, uma boa limpeza é essencial para preservar todas as propriedades da corda.

Se ela não estiver muito suja, um pano úmido é o suficiente. 

Porém, se for necessário, você pode lavar a sua corda de escalada com água fria e sabão neutro. Para facilitar a limpeza, você pode deixar a corda de molho por algumas horas e usar uma escova sintética macia (esfregando suavemente). Lembre-se de não usar nenhum produto abrasivo (como alvejantes).

Após lavar a sua corda, deixe-a secando à sombra — ela demora em torno de 2 a 4 dias para secar por completo.

mulher cuidando da sua corda de escalada

A corda de escalada precisa de cuidados especiais para sua conservação. Então, além de seguir as dicas que citamos neste conteúdo, é importante ter uma boa mochila para assegurar não somente o transporte e organização dos equipamentos de escalada, mas, também, para garantir mais segurança em todas as suas aventuras.

Se você ainda não tem uma mochila para escalada, este post pode te ajudar na escolha: “Deuter: a mochila certa para quem vive as melhores aventuras”.