Guidão de MTB: como escolher?

Você já parou para pensar sobre a importância do guidão de MTB? Escolher o guidão certo, adequado para o uso e o modelo da bike que você tem em casa ou pretende comprar, faz toda a diferença para a sua experiência como ciclista.

O guidão não é apenas um componente qualquer da bicicleta, e sua escolha não pode ser baseada apenas na estética que os diferentes modelos possuem.

Ele é responsável por proporcionar segurança, estabilidade e controle ao ciclista. Portanto, é importante ter cautela na hora de comprar o seu.

Neste artigo, mostraremos os principais modelos disponíveis no mercado e como escolher o guidão de MTB ideal para as suas necessidades. Acompanhe!

Guidão de MTB: como escolher?

O guidão ou guidom faz parte do sistema de direção da bicicleta. Ele é o responsável por dar estabilidade e equilíbrio, e fazer com que o ciclista consiga realizar manobras com mais precisão e segurança.

O sistema de direção do guidão de MTB é composto por: mesa, garfo e caixa de direção do quadro. Para que tudo funcione da melhor forma possível, é necessário escolher o modelo que melhor se adéque ao tamanho do quadro da bike, e que também seja compatível com o seu estilo de pedal.

Por isso, antes de comprar, montar ou adaptar sua bicicleta, pesquise os diferenciais de cada componente e, se possível, faça um teste drive para ver qual combinação te dá mais conforto e domínio sobre a bike.

Os guidões de MTB podem ser feitos de três materiais: fibra de carbono, alumínio ou aço – que são os mais comuns e acessíveis do mercado. A diferença entre os três fica por conta do preço, peso e resistência a longo prazo.

Principais modelos e seus diferenciais

Agora que você sabe mais sobre a importância do guidão para a bicicleta, conheça os principais modelos de guidão de MTB e seus diferenciais.

Foto tirada com ângulo de visão do ciclista

Guidão Flat

Também chamado de guidão reto, o modelo flat foi uns dos primeiros a surgirem no mercado quando as mountain bikes se popularizaram.

Apesar de proporcionar muita personalidade às bicicletas, o guidão flat não é muito confortável para quem faz longas pedaladas.

Esse modelo é bastante utilizado em bikes de competição e de performance, uma vez que facilita a realização de manobras em circuitos.

Guidão Rise

Um verdadeiro clássico no universo das mountain bikes. O guidão rise é o modelo mais popular entre os componentes curvos.

Pode ser usado tanto em bicicletas esportivas como em bikes urbanas para passeio. Ele é relativamente alto e, no quesito conforto, pode ser considerado mediano.

Guidão Drop

A aerodinâmica do guidão drop é o que faz dele um modelo especial e perfeito para quem gosta de trilhas.

Isso porque ele ajuda o ciclista a alcançar uma boa velocidade, sem precisar pedalar muito durante o percurso.

Além disso, é possível trabalhar com dois tipos de pegadas na parte superior reta – ideal para subidas e terrenos mais difíceis.

E, ainda, na pegada da parte inferior curva é necessário inclinar bem o corpo, ficando quase na posição agachada. Ele também é uma ótima opção para cortar vento.

Guidão Borboleta

Esse modelo é uma das melhores opções para quem faz pedais longos, bikepacking ou cicloviagens. O guidão borboleta recebe esse nome devido ao seu formato que se assemelha às asas de borboletas.

Com a curvatura mais ampla e dinâmica, permite ao ciclista variar a posição durante percursos mais longos. Isso ajuda muito a evitar fadiga muscular e a pressão sobre a coluna.

Guidão Confort

Uma excelente opção para quem deseja apenas uma bike urbana para pedalar pela cidade, sem grandes aventuras. Ou, ainda, para quem sofre com dores na coluna e não pode ficar muito tempo com as costas curvadas.

O guidão confort é uma variante do rise, porém, possui uma curvatura maior e cano mais alto. Dessa forma, ele possibilita que o ciclista pedale sentado, praticamente reto, sem grandes esforços físicos.

Guidão Bullhorn

Bullhorn ou guidão chifre de touro (em tradução livre) é o modelo mais usado em bikes de competição: velódromos, urbanas e bike pólo. 

Isso porque essas bicicletas precisam ter catraca fixa, e o modelo, mais compacto e simples, facilita o controle da bicicleta.

Foto mostra em macro meio guidão de uma bike

Investir em um dos modelos fora das opções mais populares – guidões flat e rise –, pode ser interessante, dependendo do seu estilo no ciclismo. Entretanto, antes de adquirir o seu guidão, verifique se ele pode ser instalado ou adaptado à sua bike.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as opções de guidão de MTB? 

Confira nosso artigo “Aro de bicicleta: quais são as diferenças?” e aproveite para aprender mais sobre outro componente importante da bike.


Also published on Medium.