Cicloturismo: veja como escolher a bike ideal

O cicloturismo proporciona uma experiência única e extraordinária para quem o pratica. Poder estar em contato com a natureza, conhecer lugares e pessoas diferentes e ainda se desafiar a cada nova pedalada e distância é o que torna tudo mais emocionante e excitante.

Porém, para se aventurar pelas estradas do Brasil, é importante contar com uma bike que seja própria para aguentar longas viagens, que tenha suporte de carga e ainda ofereça conforto, estabilidade e segurança.

Não é apenas uma questão de gosto ou de preço, contar com um equipamento apropriado e com a manutenção em dia é vital para que se chegue ao destino sem surpresas, atrasos ou mesmo acidentes ao longo do caminho.

Vamos descobrir quais as melhores bicicletas para praticar cicloturismo e o que observar antes de comprar ou adaptar a sua? Então continue a leitura!

Cicloturismo: como escolher a bike ideal

Não dá para praticar cicloturismo com qualquer bicicleta básica que se tenha em casa. Pelo menos não antes de adaptar ou trocar alguns componentes. Afinal, uma bike adequada é fundamental para que a viagem seja possível e aconteça conforme planejado.

Isso irá garantir não apenas uma viagem mais tranquila e segura, como também preservará a sua saúde e bem-estar.

Então, sabendo as razões para se escolher uma boa bike, vamos conhecer as melhores opções para você escolher a sua.

Ciclista andando em sua bike em cercado de natureza ao redor

1 – Mountain Bike

Essas são as preferidas e mais comuns no Brasil. Geralmente, a Mountain Bike é usada como base para a “construção” de uma super bike para viagens longas. 

É necessário adaptá-la? Não. Mas fazendo alguns ajustes extras, você garante ainda mais conforto, segurança e estabilidade. Itens como campainha, farol e bagageiro estão entre os investimentos básicos.

2 – Dobrável

Esse modelo de bike é perfeito para centros urbanos e para quem não pretende levar muita coisa no bagageiro. 

São bicicletas leves, versáteis e ideais para quem costuma ir de bike e voltar de ônibus, carro ou carona. São fáceis de armazenar e ocupam pouco espaço.

3 – Recumbent

Também chamadas de “recicladas”, essas bicicletas têm como palavra de ordem: conforto. 

Ainda não são muito comuns no cenário brasileiro, mas são ótimas nos mais variados tipos de terrenos, apresentando um desempenho muito acima da média devido a sua aerodinâmica.

4 – Full Suspension

Compacta, leve e perfeita para quem procura por caminhos com trilhas mais fechadas em meio à natureza. 

Não são indicadas para viagens muito longas, pois tem pouco espaço para carga. Mas elas garantem excelente estabilidade e muito conforto ao cicloturista.

O que verificar antes de comprar ou adaptar uma bike para cicloturismo?

Ciclista ao lado de sua bicicleta na estrada

1 – Freios

Existem duas opções no mercado: V-break e Disco. Ambos são excelentes opções para cicloturismo. 

O que os diferencia é o tempo de desgaste e troca de cada um. O V-break costuma ter um tempo de vida útil menor. Enquanto o a disco é mais resistente, porém, é mais caro e mais difícil de encontrar manutenção.

2 – Quadros

Se puder escolher, prefira os quadros feitos em cromo-molibdênio aos de alumínio. Eles são mais fortes, resistentes e aguentam longas viagens carregando maior quantidade de peso. 

Outra coisa importante para verificar nos quadros é o tamanho. O ideal é que a altura do quadro fique a uma distância de um palmo da virilha do ciclista.

3 – Câmbio

Para a prática de cicloturismo é recomendado o uso de bicicletas com 24 marchas, pois isso dará mais conforto, segurança e estabilidade ao longo do percurso. Dê preferência também para câmbios que mudem de corrente automaticamente, para garantir agilidade e precisão.

4 – Selim

Esqueça os selins vindos de fábrica, eles geralmente são pequenos e desconfortáveis. 

Para viajar de bike, você precisará de um banco grande e almofadado, que garanta equilíbrio e sustentação para longos percursos.

5 – Pneus

Esse item é primordial e não pode ser deixado para depois ou fazer economia. Invista em bons pneus, que sejam resistentes, de qualidade e que aguentem longas viagens com pressão de 70 a 80 PSI.

6 – Aros

Busque por aros com paredes duplas e, se possível, em aço inoxidável. Os aros de alumínio são os mais comuns e usados atualmente, e também são mais baratos.

Fique atento quanto à manutenção da bike

Peças de oficina de bicicleta em uma bancada

Apesar de ser importante, não adianta ter uma super bike à sua disposição, se não realizar manutenções constantes. Assim como um carro, a bicicleta também precisa estar com suas peças em dia para proporcionar mais segurança e conforto ao praticante de cicloturismo e, claro, evitar sustos durante a viagem.

Todo ciclista precisa saber reconhecer e realizar pequenos reparos, pois isso economiza tempo e dinheiro. Mas, de tempo em tempo, é indicado levar a bike até uma oficina – ou bicicletaria – para fazer uma revisão mais aprofundada e completa.

Verificar correntes, lubrificação, aros, condições dos pneus, freios, banco e guidão é extremamente importante antes e depois de grandes viagens. Uma bicicleta é como um quebra-cabeças, e cada pecinha precisa estar em perfeitas condições para que ela tenha um bom desempenho.

Portanto, escolher uma bicicleta própria para viagens longas e manter sua manutenção em dia é fundamental para que sua viagem seja tranquila e sem surpresas. Seguindo as nossas dicas acima, tudo ocorrerá bem.

Se você ama sair por aí e viajar de bike, confira 7 destinos brasileiros para visitar.