Pedal clip X pedal flat: qual o melhor para você?

Para ter um bom desempenho em práticas esportivas, todos os detalhes importam. Por exemplo, se você pratica alguma modalidade de ciclismo, ter atenção aos componentes da bicicleta é fundamental. Então, saiba que a escolha do melhor pedal para bike é fundamental para você elevar a sua performance no esporte.

Afinal, o pedal é um componente que realiza a ponte entre a transmissão de força do ciclista para a bike. Então, ele precisa ser escolhido com cuidado para evitar acidentes, proporcionar a firmeza necessária e otimizar os movimentos, concorda?

Quando pesquisamos quais são os modelos de pedal para bike, há duas alternativas principais: “clip” e “flat”. Você sabe quais são as diferenças e qual é o modelo ideal para você? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda tudo sobre eles. 

Pedal Flat

Homem andando de bicicleta na montanha

O pedal flat (significa plano, reto) é o mais utilizado pela maioria dos ciclistas. Ele proporciona um excelente apoio para os pés e há a liberdade de tirar e colocar o pé no pedal quantas vezes quiser durante o trajeto.

Indicações do pedal flat

O pedal flat é mais indicado para os iniciantes no ciclismo. Isso porque ele incentiva que o atleta desenvolva as suas técnicas de giro e exige um esforço maior na hora de pedalar.

Vantagens do pedal flat

O pedal flat faz com que o ciclista identifique os seus erros e acertos na hora de pedalar. Além disso, é muito confortável e promove uma prática esportiva bem tranquila e segura.

Desvantagens do pedal flat

A força do ciclista não é totalmente aproveitada com o pedal flat. Ao pedalar, apenas um dos pés por vez transmite a força para a bike. Então, se você quer alta performance no ciclismo, recomendamos que você aprenda mais sobre o pedal clip.

Pedal Clip

Dois ciclistas pedalando de bike

O pedal clip (pedal de encaixe ou de clipar) pode ser definido como uma evolução na vida do ciclista. Afinal, ao passar do tempo praticando o esporte, é natural procurar alternativas para melhorar a sua performance — e é exatamente isso que promete o pedal clip.

Funciona assim: ele tem uma espécie de “taquinho”, aparafusado no fundo da sapatilha, onde o ciclista precisa encaixar o pé em um sistema de molas. Em outras palavras, há um encaixe no centro que evita que o pé se desprenda do pedal. 

Indicações do pedal clip

O pedal clip é ideal para trechos acidentados, curvas, saltos, subidas e em percursos mais técnicos. 

Com ele, você obtém o máximo de desempenho em diversas modalidades, como MTB, Speed e Triathlon. A princípio, pode ser um pouco assustador mas, com o pé preso ao pedal da bike, você consegue desbravar os obstáculos com mais confiança.

Vantagens do pedal clip

  • Melhora a eficiência na pedalada;
  • Promove mais confiança na hora de realizar percursos técnicos;
  • Garante o posicionamento correto dos pés;
  • Centraliza a força do atleta no pedal;
  • Proporciona um controle maior da bike;
  • Evita que o pé escorregue do pedal;
  • Divide a força entre os dois pés, promovendo mais equilíbrio;
  • Evita problemas musculares.

Desvantagens do pedal clip

Na hora de comprar o pedal (mais caro do que um pedal convencional), você também precisa adquirir uma sapatilha compatível para utilizar o sistema de fixação.

Além disso, exige um tempo de adaptação, pois você não terá liberdade nos movimentos dos pés, então, é preciso desenvolver o equilíbrio.

Pedal para bike: qual é o melhor?

Resumidamente, se você está começando no esporte ou ainda precisa de mais segurança em relação ao equilíbrio na bike, o pedal flat é o mais recomendado. Afinal, ele é um pedal convencional, que pode te ajudar nos passeios e facilitar a locomoção na cidade.

Entretanto, se você quer fazer trilhas, participar de campeonatos ou precisa de um desempenho superior na prática esportiva, o pedal clip é a melhor escolha, sobretudo por conferir ao ciclista mais controle e eficiência.

Portanto, é fundamental determinar quais são os seus objetivos e qual será a modalidade a ser praticada para escolher o melhor pedal para bike.

Além do pedal, outro componente muito estratégico para o ciclismo é o freio. Para saber mais sobre o assunto, conheça quais são os principais tipos de freios para bicicleta e suas diferenças