Trekking noturno: 7 cuidados que você deve ter

Praticar trekking noturno é uma ótima experiência. Afinal, como não há sol forte e direto, tem-se a oportunidade de explorar outros sentidos (além da visão) e, é claro, em uma temperatura mais agradável. 

No trekking noturno você pode curtir a trilha sob a luz da lua e, ainda, aproveitar para assistir o nascer do sol. 

Ao mesmo tempo, essa prática traz uma série de desafios. Por isso, ter um bom planejamento e investir em alguns cuidados torna-se essencial para curtir a aventura com segurança.

Continue a leitura e confira sete cuidados que você deve ter ao praticar o trekking noturno.

1. Levar fontes de luz

Para praticar trekking noturno, é essencial investir em bons equipamentos de iluminação. Por isso, uma boa lanterna de mão, assim como um capacete com lanterna são dois acessórios válidos para levar nessa aventura.

As lanternas de mão são um acessório funcional e permitem focar a luz em ambientes específicos. Já a lanterna de cabeça é muito útil quando você precisar usar as mãos para afastar os obstáculos, utilizar um bastão de caminhada, pegar algo na mochila, montar barraca, etc.

2. Evitar explorar trilhas novas

Por mais que você goste de se aventurar, jamais se arrisque a explorar trilhas novas – aquelas que você nunca visitou antes – no trekking noturno. Afinal, nunca se sabe os perigos que pode encontrar.

Não pense que a trilha será sem graça: mesmo que você já conheça o caminho, provavelmente terá uma experiência totalmente nova durante a noite. Portanto, deixe para explorar ambientes desconhecidos durante o dia, pois fica mais fácil prevenir acidentes. 

3. Se proteger do frio

É muito importante se preparar para possíveis quedas de temperatura durante o trekking noturno. Por isso, mesmo que você não tenha planos de dormir na trilha, leve um saco de dormir e um isolante térmico para se proteger do frio, caso haja alguma emergência e você precise pernoitar.

Se você já for com a intenção de dormir, planeje-se bem, investindo também em uma boa barraca. Dessa forma, você terá uma experiência mais completa e aconchegante. 

Por fim, não se esqueça de ir bem agasalhado(a) e levar uma capa de chuva na mochila.

4. Nunca fazer trekking noturno desacompanhado(a)

Pessoas praticando trekking na montanha

Andar sozinho(a) nas trilhas — principalmente as noturnas — é sempre um grande risco. Por mais que você tenha um bom planejamento e seja experiente no assunto, acidentes podem acontecer.

Assim, na companhia de outra pessoa uma das duas poderá procurar ajuda em caso de emergências. Por isso, andar em grupos, além de ser uma experiência mais divertida, é uma forma inteligente de se manter seguro(a). 

Considere, também, contar com a experiência e as habilidades de um guia para te acompanhar. Isso se faz ainda mais necessário em trilhas desconhecidas.

5. Levar kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros sempre deve fazer parte da mochila de qualquer aventureiro. Afinal, o trekking noturno é imprevisível, então, quanto mais bem-equipado você estiver, melhor.

Por isso, leve materiais para fazer curativos (gaze, esparadrapo, atadura, pomada de arnica, band-aid e antisséptico), e itens complementares (luva, repelente de insetos, fio de sutura e agulhas esterilizadas). 

Você também deve levar alguns medicamentos, como pomada contra queimaduras e picadas de insetos, colírio neutro, analgésico e anti-inflamatório de uso oral.

6. Carregar dispositivos de comunicação

Lembre-se de levar todos os equipamentos e dispositivos de comunicação com carga completa de bateria. Também vale a pena investir em um carregador portátil, afinal, mesmo que você queira se desligar das conexões externas, a segurança deve ser prioridade.

Dessa forma, ao ter um celular com carga completa, por exemplo, você terá o aparelho disponível por muito mais tempo para chamar ajuda, caso seja necessário. Além disso, mantenha-se equipado com GPS, bússola e mapas.

7. Atentar-se aos sons e a presença de animais silvestres

Cobra na trilha

Mantenha sempre distância de animais silvestres e selvagens durante o trekking. Mesmo se você gostar de animais, não tente acariciar ou aproximar-se deles, pois o risco de acidentes é grande, sobretudo à noite

Lembre-se de que você está invadindo o território deles, já que eles estão no seu habitat. Tenha respeito pela natureza e atente-se aos sinais ao seu redor. Redobre os cuidados em mata fechada, olhe bem por onde você pisa e mantenha o silêncio durante as caminhadas.

Se você gosta de se aventurar, vai amar a experiência que o trekking noturno proporciona. Afinal, o contato com a natureza à noite pode promover um bem-estar inigualável, tornando-se um momento único para quem gosta de praticar o esporte.

Está pronto(a) para colocar as nossas dicas em prática? Então, conheça 8 trilhas incríveis para se aventurar pelo Brasil, nas quais, inclusive, você pode pernoitar.