Gravel bike: conheça as vantagens da bicicleta para trilha e asfalto

A gravel bike é uma bicicleta relativamente nova no Brasil e que está conquistando cada vez mais ciclistas. Esse modelo versátil reúne as características das bikes speed e mountain bikes, sendo ideal para ciclistas que pedalam tanto em estradas quanto no asfalto.

Quer conhecer um pouco mais sobre a gravel bike? Vem com a gente!

O que é a gravel bike?

A gravel bike é uma bicicleta que anda bem em todos os terrenos, seja em percursos de terra, ou estradas e rodovias pavimentadas. Para isso, ela deve apresentar características para as duas funcionalidades, certo?

Certo! Sua estrutura é reforçada, o pneu é mais largo, como das mountain bikes, e a geometria do quadro é da bike speed. Ou seja, a gravel bike é uma mistura de MTB com Speed. Por isso, se você é um ciclista que sempre procurou reunir essas duas características, essa é a bike perfeita para seu estilo.

Esse tipo de bike é muito famoso no mercado europeu há anos, mas ganhou força no Brasil há pouquíssimo tempo. No entanto, sua versatilidade a fez cair nas graças dos ciclistas brasileiros. A propósito, temos inclusive uma prova totalmente exclusiva para as bikes de gravel: a Brasil Ride Gravel Race.

Para quem curte equilibrar o estilo veloz dos pedais na estrada com o off-road, a gravel bike é a escolha mais certeira. Pensou em uma bikepacking? Ótimo. Ela será perfeita para sua viagem, porque possui especificações interessantes para facilitar sua experiência.

Falando em especificações, vamos detalhá-las melhor adiante.

Principais especificações desse tipo de bike

Mulher em gravel bike no meio de uma estrada entre as árvores

Quando você olha para a gravel bike, percebe que ela se parece com uma bicicleta de estrada. Quando olha os pneus largos e os freios a disco, já acha que é uma mountain bike. 

É só um exemplo de como as especificações dessa bike foram pensadas para oferecer desempenho em asfalto e trilhas. 

O design e as peças proporcionam mais conforto do que uma bike de estrada, mas não atrapalham o rendimento do ciclista em qualquer terreno. Na terra, ela tem uma boa velocidade, porque não são tão pesadas como as MTB. Isso significa respostas rápidas e pedaladas agressivas em terrenos mais difíceis.

Veja a seguir algumas especificações interessantes da gravel bike: 

  • Maior distância entre eixos, chainstays compridos e caixa de direção com ângulo “relaxado” para dar conforto e estabilidade, e desenvolver velocidade;
  • Freios a disco (mecânicos ou hidráulicos), garfo rígido, pneus largos e guidão drop bem aberto na área dos manetes de freio;
  • Relação de marchas variável, como 2×10, 2×11, 1×11 etc., que funcionam bem em terrenos íngremes e descidas;
  • Furações no quadro que garantem a instalação de bagageiros e suportes de caramanhola.

A partir das especificações, você consegue enxergar algumas vantagens de ter uma gravel bike. Mas se ainda não percebeu todas, confira, a seguir, algumas delas.

Quais as principais vantagens e benefícios da gravel bike?

Com tudo que falamos até aqui, aposto que você já quer investir em sua primeira gravel bike. Mas vamos destrinchar um pouco mais para você entender melhor as vantagens dessa bike.

Quando relacionamos suas características, percebemos como ela privilegia o desempenho e conforto do ciclista ao mesmo tempo. E o que mais ela traz de bom? A versatilidade. 

Trilhas e trechos de estrada de chão, estradão com asfalto. Não importa em qual terreno, a gravel bike será uma companheira incrível.

E não para por aí. Veja a seguir outros benefícios:

  • Bom custo-benefício, se comparada a uma bicicleta exclusiva para MTB ou estrada;
  • Sua relação de marchas são adequadas para pedalar em estrada, trilha e cidade;
  • São excelentes para cicloviagens;
  • Suportam bagageiros e alforjes;
  • Apresenta baixo peso.
Mulher andando de gravel bike em meio à gloresta em dia nublado

A gravel bike é uma companheira para qualquer aventura. Se você quer pedalar em diferentes terrenos sem perder o desempenho e a performance, ou planeja praticar cicloturismo, ela é ideal. 

Mas antes de sair por aí viajando de bicicleta, confira nosso post sobre cicloturismo!