Viajar de bike: 7 destinos brasileiros para visitar

Viajar de bike é uma grande aventura que é indicada para qualquer pessoa que gosta de pedalar. Em muitos casos, é a melhor alternativa para quem curte conhecer novos lugares, mas não tem tanto dinheiro disponível.

Na verdade, é ótimo para qualquer um que quer economizar e ainda aproveitar o que o ciclismo tem a oferecer. 

Veja a seguir os benefícios de viajar de bike e 7 destinos brasileiros para visitar!

Benefícios de viajar de bike

Um país imenso como o Brasil tem tudo a oferecer para quem quer viajar de bike. Mas será que essas viagens não são desgastantes? Sem dúvidas, exigem boa preparação por parte dos interessados, escolha da bicicleta mais adequada para o percurso, noções básicas de manutenção e muita animação.

Os benefícios provenientes das cicloviagens são inúmeros e compensam qualquer cansaço. Ao invés de apenas passar por paisagens belíssimas sem percebê-las direito, o ciclista degusta todo o caminho percorrido. O ponto de chegada é só o fim do passeio.

Por isso, além de ser uma boa economia e exigir preparo físico, viajar de bike promove uma experiência mais imersiva. Entre uma cidade e outra, uma praia ou cachoeira, a conexão com a natureza é intensa. E nada melhor do que isso para aliviar as tensões do dia a dia!

7 destinos brasileiros para viajar de bike

Estrada Real (Minas Gerais/Rio de Janeiro)

Totem da Estrada Real indica os possíveis caminhos para quem quer viajar de bike
Foto: Fernando Souza

A Estrada Real é um caminho que passa por Minas Gerais e chega ao Rio de Janeiro, e retrata o caminho do ouro e do diamante no Brasil colonial. Quem quer viajar de bike tem vários caminhos possíveis para percorrer a estrada. Veja três:

  • Caminho Velho: 710 quilômetros que ligam Paraty (RJ) a Ouro Preto (MG). Neste caminho, você passará por inúmeras cidades históricas, como São João Del Rei e Tiradentes, além de parte do litoral carioca.
  • Caminho Novo: caminho que passa pela capital Rio de Janeiro, pela região serrana de Petrópolis e segue para Barbacena e Juiz de Fora (MG). São quase 500 km de pedalada.
  • Caminho dos Diamantes: menor percurso entre os três (350 km), é o caminho que liga Ouro Preto a Diamantina (norte de MG). O ponto alto é estar perto de muitas cachoeiras, como a famosa Cachoeira do Tabuleiro. 

Chapada Diamantina (Bahia)

Esse parque nacional é conhecido por turistas do mundo inteiro, inclusive aventureiros. A Chapada Diamantina fica na Bahia e apresenta ótimas opções para trekking, hiking, escalada e cicloviagens. 

Se você pretende viajar de bike por lá, pode separar de 5 a 7 dias para percorrer todo o parque. Nele, você poderá conhecer a Cachoeira da Fumaça (380 metros de queda livre), o Morro do Pai Ignácio, a caverna Poço Azul e outros atrativos.

Serra da Canastra (Minas Gerais)

Viajar de bike por Minas Gerais é uma aventura de uma vida inteira. Conhecido por suas belezas naturais, o estado é cheio de parques e cidades aconchegantes. Por isso, além da Estrada Real, você pode pegar sua magrela e ir rumo ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

As dezenas de reservas ecológicas particulares na região apresentam estradas de terra que guiam você a cachoeiras e mirantes belíssimos. Há uma boa oferta de campings, inclusive. E existem muitas maneiras de explorar o parque. 

São 65 km para cruzá-lo de ponta a ponta, mas não é possível pernoitar dentro dele. Então, a saída é explorar o parque aos poucos, com entrada em diversas portarias e cidades. Com 500 km percorridos em cerca de 15 dias, você conhece tudo. 

Separe sua mountain bike, os acessórios essenciais e, se possível, opte por viajar de bike entre abril e outubro, durante a estiagem. Quando for embora, não deixe de comprar queijos na região, que é uma produtora reconhecida ao redor do mundo. 

Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

Chapada dos Guimarães é um destino certo para quem quer viajar de bike
Foto: Vitor Luis Souza Nunes de Almeida

A Chapada dos Guimarães fica a 60 km da capital Cuiabá (MT) e conta com cavernas, cachoeiras, lagos e trilhas. É um lugar privilegiado do cerrado brasileiro, com rochas esculpidas pelo tempo. Viajar de bike por ali é surpreendente, e seu caminho será pelo Vale do Rio Claro, onde estão localizados os famosos paredões da chapada. 

A estrada é de asfalto, mas tem pouco movimento. Se estiver complicado pedalar no calor, o rio Claro estará ao seu alcance em todo o trajeto. Em 5 dias, você percorrerá cerca de 250 km. A dica final é voltar para Cuiabá também de bicicleta: a estrada só tem descidas e um visual alucinante.

Caminhos do Imperador (Rio de Janeiro)

Viajar de bike dentro do Rio de Janeiro? Estamos falando dos Caminhos do Imperador, uma rota que conecta o municípios de Paty do Alferes (Vale do Café) a Petrópolis. É bem curtinha, com somente 45 km de extensão, ótima para você fazer no final de semana. 

São muitos atrativos turísticos e culturais, bucólicas estradas de terra e lindas cachoeiras.

Vale Europeu (Santa Catarina)

Além das cicloviagens pelas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste, descemos agora para a região sul. O Vale Europeu, em Santa Catarina, tem cerca de 300 km e é circular, com início e fim no município de Timbó. Em 7 dias você consegue percorrer tudo, se já for experiente!

Viajar de bike neste percurso é sinônimo de subidas e descidas em belas paisagens. A vantagem é que há ótima infraestrutura e demarcação da rota. E se quiser recuperar as energias, lembre-se de que a região é famosa pelas cervejarias e pelos restaurantes de comidas típicas alemã e italiana.

Circuito das Cascatas e Montanhas (Rio Grande do Sul)

Por fim, mais uma rota circular para viajar de bike no sul do Brasil: o Circuito das Cascatas e Montanhas, no Rio Grande do Sul. Um pouco mais curto do que o Vale Europeu, você percorrerá 120 km de pedalada. A região tem cascatas e belas vistas.

Viajar de bike é uma experiência incrível. O Brasil é cheio de possibilidades e tem destinos surpreendentes. 

Se você é iniciante no cicloturismo, conheça um pouco mais sobre a aventura de viajar sobre uma bike!