Escalada no verão: 5 lugares para visitar

O verão é uma das estações mais esperadas pelos brasileiros. Afinal, a natureza fica ainda mais exuberante e os dias são mais longos, assim, é possível aproveitar melhor os bons momentos da vida. Se você tem espírito aventureiro e gosta dos esportes outdoor, certamente vai adorar a escalada no verão.

Escalar no verão permite que você aprecie as belas paisagens da natureza e colecione momentos incríveis e inesquecíveis. Entretanto, esse esporte exige muito do corpo, e o clima quente, úmido e abafado do verão pode dificultar a prática da escalada. Por isso, é fundamental conhecer muito bem o local da aventura.

Em relação aos lugares para a escalada, opções é que não faltam. Os destinos mais procurados estão no Nordeste (porque há baixa probabilidade de chuvas) e algumas regiões do Paraná. Mas não são somente esses.

Continue conosco e confira cinco destinos que você precisa conhecer para praticar a escalada no verão. Boa leitura!

5 lugares para escalar no verão

1. Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Bahia e situado em 24 municípios, é um dos destinos mais procurados pelos escaladores. Isso porque se trata de um lugar repleto de desafios, com grande diversidade de rochas e belíssimas paisagens naturais. 

A Chapada Diamantina é uma boa oportunidade para você conhecer a mata nativa, as cachoeiras e ainda desfrutar de uma aventura nas alturas. Outra grande vantagem é que existem diversos locais para escalar na sombra, o que torna a escalada no verão do sertão baiano muito mais agradável.

2. Morro do Pai Inácio (BA)

O Morro do Pai Inácio é uma serra localizada na Chapada Diamantina, no município de Palmeiras. 

Ele vem ganhando o coração dos escaladores e é um dos destinos mais apreciados pela sua imensidão e beleza. Além disso, a escalada é bastante prazerosa, com uma grande diversidade de rochas e fendas.

3. São Luiz do Purunã (PR)

São Luiz do Purunã é outro excelente lugar, que possui paredões que variam de 50 a 80 metros de altura para você se aventurar. Sem contar que há agarras de diversos tipos em suas rochas.

O destino é ideal para quem não quer passar muito sofrimento e calor no verão, pois é possível escalar (na maioria das vezes) na sombra. Ainda, o arenito tem diversas vias de alta qualidade e distribuídas em cinco setores.

4. Leme (RJ)

O Leme é mais um destino agradável para quem quer praticar a escalada no verão. Há grande diversidade de vias e o acesso ao local é fácil, porém, é preciso ter atenção, pois a modalidade é permitida somente em alguns pontos.

Nas vias (de baixa e alta graduação), há proteções que permitem um bom treino. Mesmo que você não seja um escalador experiente, é possível se aventurar com segurança.

5. Serra do Cipó (MG)

Homem praticando escalada no verão

Um dos locais mais famosos de escalada esportiva no Brasil é a Serra do Cipó, localizada em Minas Gerais. O parque tem mais de 300 vias catalogadas e diferentes características e níveis de graduação.

Você vai se apaixonar pelas belas paisagens que o relevo acidentado proporciona e há muitas possibilidades para explorar na escalada. Além disso, após a prática esportiva, você pode se refrescar nas cachoeiras. 

Prepare-se bem para a escalada no verão

E aí, você curtiu as nossas dicas de locais para a escalada no verão? 

Além de conhecer o destino, é muito importante se planejar para ter uma boa experiência na prática do esporte. Para isso, existem algumas dicas gerais que podem te ajudar:

Como falamos, a escalada no verão exige muito do físico e da disposição do praticante. Por isso, preparar o corpo e a mente é essencial para aproveitar a aventura com segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso conteúdo sobre como preparar o corpo para a escalada