8 dicas para acampar no verão

Acampar no verão é uma excelente forma de lazer. Afinal, as altas temperaturas e o tempo bom são muito propícios para uma aventura em contato direto com a natureza, não é mesmo? Então, essa é uma atividade extremamente prazerosa para realizar com a família e os amigos.

Ao mesmo tempo, o clima quente exige alguns cuidados especiais na hora de acampar. Por isso, é preciso estar bem-preparado para aproveitar o momento com muita segurança e tranquilidade.

Mas não tem mistério: basta se planejar e temos a certeza de que você terá uma ótima experiência. 

Quer uma ajuda? Continue a leitura e confira 8 dicas para acampar no verão.

1. Escolha a barraca certa para acampar no verão

Mochileiros relaxando ao acampar no verão

O primeiro passo para acampar no verão é escolher a barraca certa. Existem diversos modelos e você precisa encontrar o que mais atenda às suas necessidades e preferências.

A barraca de camping precisa ser funcional, promover segurança e ainda garantir o conforto dos ocupantes. Por isso, opte por um modelo que seja mais fresco e resistente à chuva — que é muito comum no verão.

Também é importante investir em sacos de dormir. Assim, você tem uma experiência mais agradável e aconchegante na hora de acampar.

2. Determine o local ideal para montar a barraca

Uma dica de lugar para montar a barraca é próximo da água, pois o ar costuma ficar mais úmido nos seus arredores. Assim, você não sofre tanto com o tempo seco ou com o calor durante a noite. Mas tenha cuidado para não acampar muito próximo(a) da margem.

Os lugares mais altos também são apropriados, porque há uma boa circulação de ar. Portanto, tente chegar no acampamento com antecedência para avaliar as opções e escolher um bom local.

3. Lembre-se de levar ventiladores para barracas

Ao acampar no verão, os ventiladores se tornam acessórios essenciais. Atualmente, existem diversos modelos portáteis para serem usados dentro da barraca.

Eles são econômicos e promovem uma corrente direta de ar para refrescar o ambiente. Então, sem dúvida, é um ótimo investimento.

4. Proteja a barraca do sol durante o dia

Homem assistindo o nascer do sol em frente à barraca

Se a barraca ficar exposta diretamente ao sol durante o dia inteiro, certamente, de noite ficará impossível dormir, não é mesmo?

Por isso, é importante proteger a barraca do sol durante o dia. Você pode deixá-la sob a sombra das árvores e/ou cobri-la com uma lona.

5. Hidrate-se com frequência

Acampar no verão demanda muito do nosso corpo, fazendo com que ele transpire e perca líquido. Por isso, precisamos cuidar bem do nosso organismo para ter um acampamento mais saudável.

Lembre-se de beber água com frequência para manter-se hidratado(a). Afinal, desidratação é um problema sério e pode prejudicar a sua aventura. Então, tenha sempre uma garrafa ao seu alcance — melhor ainda se for térmica — para se hidratar.

6. Tome um banho gelado antes de dormir

Para conseguir dormir melhor nos dias mais quentes, uma boa dica é tomar um banho gelado e refrescante antes de se deitar. Isso vai fazer você se sentir melhor e relaxar.

O banho pode ser no mar, no rio, na cachoeira ou, inclusive, no seu próprio chuveiro. Sabia que existem modelos de chuveiros portáteis que você pode instalar próximo da barraca? Muito útil, né?

7. Use repelente e protetor solar

O uso do protetor solar é recomendado em todas as estações do ano, sobretudo no verão. Ele ajuda a evitar a insolação e te proteger contra queimaduras e câncer de pele. Por isso, use-o sempre e lembre-se de reaplicar a cada 2 ou 3 horas, ou após mergulhos (se ele não for resistente à água).

Outra dica é passar um bom repelente, uma vez que ele ajuda a afastar os insetos, prevenindo as terríveis picadas e alergias. Dessa forma, você pode acampar no verão com mais sossego e tranquilidade.

8. Mantenha uma alimentação mais leve

Opte por uma alimentação de fácil digestão, pois isso contribuirá para o  seu bem-estar. Sucos naturais, frutas e saladas são bastante nutritivos e ajudam na hidratação do organismo.

Da mesma maneira, evite comer alimentos gordurosos e processados, visto que esse tipo de alimentação pode causar mal-estar e fadiga. Por isso, invista em uma alimentação mais leve, saudável e refrescante. 

Quando falamos em acampar no verão, não há como não pensar em um lugar com cachoeiras para se refrescar. Assim, a experiência fica ainda melhor na estação mais quente do ano.

Está em busca de um lugar para acampar no verão? Então, conheça 7 destinos de camping para quem ama cachoeiras. Boa leitura!