Mountain Bike Freeride: conheça essa modalidade de MTB

Conte para nós: você já pensou em praticar Mountain Bike Freeride? Essa é uma modalidade do Mountain Bike (MTB) perfeita para quem curte novas emoções e adora sentir a adrenalina pulsando nas veias.

Portanto, o Mountain Bike Freeride é uma opção interessante para os aventureiros de plantão que gostam de se desafiar sobre duas rodas. 

Afinal, na maioria das vezes, as trilhas englobam passagens realmente perigosas, que fazem com que você encare os seus medos e supere os seus limites. 

E aí, você se sentiu desafiado a conhecer mais sobre este esporte? Então, continue conosco e aprenda tudo sobre essa modalidade.

O que é a modalidade Mountain Bike Freeride?

Apesar de o Mountain Bike Freeride ser uma modalidade de MTB relativamente nova (tem menos de 20 anos), ela vem conquistando adeptos no mundo inteiro. 

O Mountain Bike você já conhece – já o Freeride tem vários significados. No entanto, em definições gerais, podemos entender que é uma prática de ciclismo livre que envolve acrobacias únicas, truques e manobras “sem muitas regras”. 

Inclusive, uma das inspirações da modalidade vem do snowboarding, em que a regra é não ter regra.

Por isso, muitas pessoas acreditam que o Mountain Bike Freeride é mais do que um esporte: é um estado de espírito em que o ciclista tem a autonomia para pedalar com muita liberdade e criatividade.

Quais são as características do Mountain Bike Freeride?

Jovem se aventurando no Mountain Bike Freeride

No percurso são exploradas barreiras naturais e você enfrenta uma série de obstáculos. Dessa forma, é necessário ter muita coordenação motora e criatividade. 

Então, este não é um esporte em que o cronômetro conta. Assim, o que realmente vale são as habilidades do atleta em cima de duas rodas — valendo muito mais do que a velocidade.

O ciclismo freeride explora as habilidades do atleta. Então, ele permite que o aventureiro supere os seus limites por meio de manobras, saltos e aterrissagens incríveis. 

Para isso, você pode utilizar uma série de técnicas para elaborar uma performance repleta de movimentos perfeitos e precisos.

Devido à prática misturar estilos e não ter regras — ela possui características semelhantes a de outras modalidades, como Dirt Jump e o Downhill —, você não precisa se limitar a escolher manobras específicas.

Em outras palavras, você pode se aventurar com muito estilo e originalidade nos percursos.

Onde este esporte pode ser praticado?

Manobra de Mountain Bike Freeride

O Mountain Bike Freeride pode ser praticado em diversos locais, como em florestas, montanhas, na cidade, rua, praia, nos bike parks, dentre outras opções. 

No entanto, todos eles precisam oferecer condições para que o atleta possa se jogar pelo ar e mostrar a sua performance no esporte.

Portanto, o mais importante é criar um cenário rico de obstáculos, sejam eles:

  • naturais: penhascos e montanhas com aclives e declives;
  • artificiais: pranchas de madeira, bancos, paredes e rampas; 
  • mistos: naturais e artificiais.

Afinal, é essencial criar trilhas que possibilitem diversas manobras criativas para que o atleta supere os próprios limites.

Quais são os equipamentos ideais para quem quer praticar Mountain Bike Freeride?

O ideal na hora de praticar esta modalidade é ter uma bike específica para isso. Se não for possível, dependendo do modelo que você tem em casa, poderá adaptá-la.

Porém, vale ressaltar que investir em uma bike de Mountain Bike Freeride é a escolha mais inteligente, pois ela já vem toda configurada para oferecer o máximo de conforto ao atleta e possibilitar um bom desempenho.

Então, uma bike adequada tem o peso, suspensão, guidão e outros componentes para melhorar a performance ao praticar o esporte

Porém, se você investir em uma bicicleta de Downhill, também estará bem atendido(a), pois elas não têm grandes diferenças — as de Freeride são um pouco menores e menos pesadas.

Além disso, na hora de se aventurar, é essencial investir em equipamentos de segurança, como:

O Mountain Bike Freeride é uma modalidade de MTB que vai te desafiar. Em suas pedaladas você terá a liberdade de explorar o seu potencial no esporte, superando os seus medos e limites.

Como vimos, o esporte pode ser praticado em uma série de ambientes, dentre eles os bike parks. Eles são excelentes opções, pois se tratam de locais adaptados para proporcionar uma aventura cheia de diversão e emoção.

E aí, está pronto(a) para sua próxima aventura? Então, confira 7 bike parks do Brasil que você precisa conhecer.