Pedalar à noite: 8 dicas essenciais para um pedal seguro

Pedalar à noite é uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida e só pode praticar exercícios ao fim do dia. Mas será que é seguro? Sim, é possível andar de bike com segurança em qualquer horário. 

Especialmente nas últimas horas do dia, você consegue aproveitar sua atividade melhor, pois o trânsito está mais calmo e o clima agradável. Para quem curte se aventurar com maior velocidade, é o horário perfeito. Só não se esqueça do aquecimento!

Entretanto, em qualquer caso, é preciso adotar alguns cuidados para pedalar à noite com segurança. Confira nossas orientações!

8 dicas essenciais para pedalar à noite com segurança

Utilizar roupas adequadas

Em qualquer atividade física, utilizar roupas adequadas é sempre recomendável. Tecidos respiráveis e que não impedem a mobilidade são importantes. No entanto, para pedalar à noite, é interessante adquirir um vestuário específico para que o ciclista seja visto no escuro.

Coletes, sobre calças e corta-vento proporcionam calor e possuem elementos refletivos para que você esteja sempre visível para os pedestres e motoristas. Se estiver muito quente, procure por bermudas refletivas.

Uma outra medida eficiente é utilizar roupas em cores claras ou chamativas, além de colocar faixas refletivas na mochila. O colete refletivo também pode te ajudar a se tornar mais visível.

Aplicar adesivos refletivos na bike

Seguindo com as dicas de visibilidade, aplicar adesivos refletivos na bike ou no capacete também é uma boa ideia para pedalar à noite. Mesmo em caso de queda, você fica mais visível no chão.

Esses adesivos podem ser aplicados em pedais, no garfo, na parte posterior no quadro e no eixo traseiro e, até mesmo, nos membros inferiores e superiores do ciclista por meio de velcro.

Usar faróis dianteiros e traseiros

Mulher com capacete sai para pedalar à noite em bicicleta com farol traseiro

Além da visibilidade do ciclista, reforçamos a importância de deixar a bicicleta visível. Para cumprir esse propósito, é também essencial usar faróis dianteiros e traseiros. Lanternas de LED são mais recomendadas, mas as lâmpadas halógenas apresentam um bom resultado para pedalar à noite.

Enquanto os faróis dianteiros são usados para iluminar eventuais obstáculos e reconhecer o trajeto, os traseiros servem para que a bicicleta seja vista por outras pessoas. Inclusive, a recomendação para o farol traseiro é um modelo com luz intermitente na cor vermelha, pois oferece maior segurança.

Se o pedal for longo, não se esqueça das pilhas ou baterias extras para os faróis.

Ter mais cuidado ao fazer manobras

Os acidentes de bicicleta durante a noite são causados, em boa parte, pela má visibilidade do ciclista. Por isso, você deve se certificar de que está sendo visto ao fazer alguma manobra. Além da sinalização na bike e em suas roupas, faça sinalizações quando for cruzar uma via.

Os sinais gestuais são importantes ao pedalar à noite, porque podem chamar a atenção de um motorista desatento. 

Pedalar em grupo

Dentro desse quesito de segurança, outra medida para pedalar à noite é andar em grupo. Mais do que a descontração de estar com outros ciclistas, um grupo de pedal noturno é mais seguro. 

Veja algumas opções em sua cidade e confira se ele é bem organizado para não atrapalhar o trânsito. Aglomerar inúmeros ciclistas na rua pode colocar pedestres em risco também, não somente os motoristas. Então, fica nossa dica: posicionem-se em fileiras e perto do acostamento sempre que necessário.

Outra vantagem de pedalar à noite em grupo é ter ajuda em caso de imprevistos. Desde um pneu furado ou uma lesão leve, ter outras pessoas para auxiliar você em momentos de necessidade é importante.

Percorrer trajetos que já conhece

Guidão de bicicleta retrô com farol apagado em meio à cidade durante à noite

Um cachorro que cruza em sua frente, um buraco no meio da rua, uma tampa de esgoto aberta. Esses são apenas alguns percalços para quem curte andar de bike pela cidade em qualquer horário do dia. O problema é que, ao pedalar à noite, eles se tornam praticamente invisíveis. 

Alguns deles são impossíveis de prever, como o caso de animais na via. Mas outros nem tanto. Se você conhece o percurso, evita tomar sustos ao longo do pedal. Por isso, busque sempre pedalar por lugares conhecidos.

Além disso, é interessante buscar rotas bem iluminadas, ainda que tenha que alterar seu trajeto. Deixe para conhecer a cidade durante o dia, principalmente se falamos de grandes centros urbanos. São locais com maior incidência de violência, então é melhor evitar lugares escuros.

Usar óculos para melhor visão noturna

Sua visão pode ser excelente nas suas tarefas do dia a dia. No entanto, no pedal à noite, a ausência de luminosidade pode ser traiçoeira. Se você deseja enxergar bem cada detalhe do seu percurso, pense em utilizar óculos de visão noturna.

Existem óculos especiais para isso, com lentes amareladas/alaranjadas. Além disso, protegem seus olhos contra o vento forte e eventuais sujeiras que pairam no ar.

Levar somente itens essenciais

Pedalar à noite é delicioso, pode ser bastante seguro, especialmente se você seguir as dicas que acabamos de dar. No entanto, precisamos enfatizar a questão da violência urbana. Infelizmente, “ninguém tem estrela na testa”. Uma movimentação estranha de pessoas pode ser qualquer coisa, inclusive uma abordagem criminosa.

Sendo assim, leve consigo somente o essencial. Para pedais longos, água, algo para se alimentar, kit de ferramentas e um meio de comunicação. Deixe o restante em casa pela sua segurança e também pelo conforto.

Um pedal noturno relaxa, diverte e pode te dar energia e tranquilidade para o dia seguinte. Por isso, arrume um tempo para pedalar, mesmo que à noite, porque provamos que é possível realizar a atividade com segurança.

As vantagens são inúmeras. Se você precisa de um incentivo, conheça melhor os benefícios do ciclismo para a qualidade de vida!