Trekking na chuva: quais cuidados você deve tomar

O trekking é uma atividade muito agradável e prazerosa. Porém, muitas pessoas acreditam que a chuva pode tornar a experiência inviável ou ruim. De fato, isso pode acontecer se o mau tempo pegar os praticantes de surpresa no meio do caminho.

Por isso, o melhor a se fazer é se preparar para um trekking na chuva. Dessa forma, você poderá fazer trilhas em épocas chuvosas sem problemas. Basta tomar alguns cuidados, que apresentamos agora para você.

Acompanhe!

Cuidados ao fazer trekking na chuva

Você já se acostumou a fazer trekking em dias ensolarados. Mas já parou para pensar como seria praticá-lo na chuva? Nem sempre será possível sair em dias chuvosos com segurança. A região pode apresentar um terreno ou relevo irregular e causar acidentes. 

Por isso, antes de mais nada, avalie com critério se o trekking na chuva pode ser feito com segurança. Para isso, veja alguns cuidados!

Usar roupas e calçados adequados em caso de chuva

Pessoa com jaqueta impermeável na cor vinho em frente à cachoeira pode fazer trekking na chuva sem se preocupar com a água

Fazer com que o trekking na chuva seja prazeroso depende de você se manter aquecido. Para isso, você precisará de roupas e calçados adequados. São eles:

  • Jaqueta corta-vento impermeável: confira a respirabilidade e resistência à água da jaqueta (quanto maior o número indicado, melhor), sendo que qualquer coisa acima de 2.000 mm³ já será suficiente em boa parte dos casos.
  • Bastões de caminhada: o par deve ser leve, mas precisa suportar o seu peso sem romper no caso de você escorregar. Para essa finalidade, indicamos os bastões de alumínio da Nautika.
  • Botas: verifique o tipo de solado, o desenho do cabedal e do grip, a impermeabilidade e a respirabilidade dos pés.

Você ainda pode buscar calças impermeáveis e polainas, mas não é todo mundo que gosta. Certamente, ajudam você a ficar totalmente seco(a).

Por fim, evite capas de chuva, porque elas não são respiráveis. Basta algum tempo com ela e você estará igualmente molhado(a). Mas leve uma capa para sua mochila para evitar molhar os itens que estiverem dentro dela!

Levar lanterna

Além das roupas adequadas para o trekking na chuva, você precisará de uma lanterna

Este é um item essencial na hora de fazer sua trilha, pois a claridade pode diminuir bastante devido ao temporal. Sem falar que você pode encontrar abrigo em alguma gruta ou caverna da região. 

Utilizar mapa do local

Quando saímos de casa para uma aventura, devemos tomar o cuidado de levar um celular com carga completa. Ele será fundamental para fazer fotos e também para nos orientar. Mas é importante que as demais pessoas do grupo deixem seus celulares desligados para que um deles esteja sempre carregado.

E quando o celular falha? É fundamental ter um mapa do local legível e com as descrições necessárias. No trekking na chuva, ele será ainda mais importante, especialmente em momentos de tensão.

Fazer trilha acompanhado

Pessoa com jaqueta impermeável na cor vinho em frente à cachoeira pode fazer trekking na chuva sem se preocupar com a água

Quando decidimos fazer um trekking, consideramos algumas questões importantes. Conhecimento sobre o lugar, experiência com trilhas e com mapas offline ou bússola, entre outros são algumas delas. É uma forma de garantir a segurança.

No entanto, quando falamos de trekking na chuva, os riscos aumentam. Basta um escorregão para você se lesionar. Por isso, a melhor recomendação é fazer trilha em dupla ou em grupo.

Isso não impede, claro, que ocorram imprevistos. Por isso, de toda maneira, avise familiares ou amigos que você está saindo para uma aventura (e dê notícias quando voltar). Informe sua localização e o tempo de duração do passeio. Se ocorrer algo fora do controle, eles poderão tomar as providências cabíveis e enviar socorro.

Evitar caminhos arriscados e travessias pela água

Por fim, fazer um trekking na chuva demanda cuidado adicional em relação aos caminhos escolhidos. Nada de se arriscar em locais perigosos, como desfiladeiros, pois as chances de escorregar são maiores.

Outra questão para ficar atento(a) é o volume de água de riachos e cachoeiras. Em épocas de chuvas, eles ficam mais propensos às trombas d’água. Você não quer lidar com esses volumes absurdos de água, pode ter certeza!

É possível fazer trekking na chuva com segurança. Basta ter em mãos os itens essenciais, uma boa companhia, roupas adequadas e bom senso.

Que tal conferir 5 lugares do Brasil para hiking e trekking de tirar o fôlego?