Responsabilidade ambiental: como acampar de forma sustentável

Acampar é uma atividade muito prazerosa. Há quem faça camping para ter mais contato com a natureza e fugir da rotina e do estresse da cidade. Outros acampam para economizar com hospedagem em viagens. E, certamente, tem gente que une esses benefícios. 

Seja qual for a sua motivação, é preciso ter responsabilidade ambiental. Por isso, na prática do camping, tenha em mente a sustentabilidade. Assim, você contribui para preservar a natureza e o local escolhido para acampar.

E como acampar de forma sustentável? Confira nossas dicas!

Dicas para fazer um camping de forma sustentável

Precisa de algumas orientações para acampar de forma sustentável? Veja nossas dicas!

Levar itens sustentáveis

Nada de garfo e colher de plástico. Levar itens que demoram a se decompor (ou que nunca se decompõem) só traz prejuízos para o meio ambiente. Felizmente, as marcas que produzem acessórios de camping já estão mais preocupadas com a sustentabilidade. E é por isso que existem conjuntos de talheres para acampar que não são descartáveis.

A Nautika possui o conjunto Timber, por exemplo. Ele vem com garfo, colher, faca grande, abridor de latas e saca-rolhas. Perfeito para você se alimentar em meio à natureza.

Além disso, você já sabe que é importante levar água, mesmo se o local tiver riachos ou rios. É melhor garantir, certo? Que tal levá-la em recipientes metálicos especiais para líquidos ao invés de comprar garrafas plásticas? Desse modo, você evita descartar o material na natureza ou aumentar o lixo produzido. 

Outra questão que ajuda a acampar de forma sustentável é a alimentação. Dê preferência às frutas, que são matéria orgânica e não deixam resíduos sólidos. 

Fazer o máximo de silêncio durante o camping

Grupo de pessoas em volta da fogueira perto de rio e floresta

Mesmo quando escolhemos acampar em grupo, devemos ter consciência de que o silêncio é essencial. Lembre-se de que nós, humanos, somos os estranhos naquele ambiente. 

Animais de diversas espécies habitam o entorno da área de camping e estão acostumados somente com os sons da natureza.

Portanto, nada de barulhos muito altos e caixas de som. Os animais podem se assustar.

Não mexer com a vegetação

Acampar de forma sustentável também requer deixar a natureza o mais intacta possível. Isso significa não cortar ou arrancar a vegetação, não mover pedras do local e não levar para casa lembranças naturais.

Respeitar o meio ambiente é preservá-lo. No camping, você pode aproveitar esse contato próximo sem fazer maiores estragos. Em uma trilha, por exemplo, passe por onde já existe demarcação. Respeite eventuais limites de transpasse e não abra novos caminhos. 

Levar ecobags para trazer de volta todo o lixo produzido 

Nem sempre conseguimos levar para o camping apenas itens sustentáveis. Por mais que evitemos carregar embalagens desnecessárias, produziremos algum lixo. Para acampar de forma sustentável, jamais queime ou enterre o lixo produzido.

O ideal é levar uma ecobag ou sacola reutilizável na mochila para recolher os resíduos, caso não haja lixeira no local. Se for possível, leve mais ecobags para separar embalagens recicláveis. Ao final do passeio, é só descartar em local adequado.

Usar fogareiro para cozinhar

Mulher em camping com fogueira entre pedras

Por fim, nossa última dica de camping sustentável é usar fogareiro para cozinhar. É rápido, ecológico, prático e de fácil transporte. Se ele possuir sistema de acendimento automático, como o fogareiro da Nautika, ótimo. Nem precisará de um acendedor. Além disso, pode ser essencial em locais que não permitem fogueiras.

Se, entretanto, o grupo quiser fazer uma fogueira, seja responsável. Opte por colher madeiras soltas já disponíveis ao invés de extrair da vegetação viva. Mantenha o fogo controlado e apague-o completamente ao sair.

Um camping sustentável não só proporciona contato maior com a natureza como também integração com ela. Por isso, adotar práticas ecológicas é sempre o melhor caminho ao acampar.

Mas isso não quer dizer que você não terá imprevistos. A boa notícia é que é possível se antecipar a eles. Confira algumas dicas para evitar surpresas no camping!