Pedalar com os filhos: 6 dicas para garantir a segurança e diversão

Nada melhor do que encontrar uma atividade física que estimule a prática esportiva desde cedo e promova diversão em família, não é mesmo? Gostou da ideia? Então, saiba que pedalar com os filhos possibilita isso e muito mais!

O ciclismo é uma ótima opção de esporte para praticar em família, pois estreita os laços entre pais e filhos. Porém, é preciso ter alguns cuidados extras — principalmente com relação à segurança dos pequenos.

Que tal conferir como deixar essa atividade mais prazerosa e segura? Continue a leitura do nosso guia para pedalar com os filhos. Vamos lá?

1. Explique tudo sobre bike e ciclismo aos filhos

O primeiro passo (antes mesmo de montar na bike) é explicar tudo o que você sabe sobre ciclismo aos seus filhos. Essa tarefa é importante tanto para eles entenderem as regras gerais  e a importância da segurança, quanto para desenvolverem o gosto pelos pedais.

É interessante que eles compreendam que se trata de uma grande aventura, mas,também, é preciso aprender a curtir o passeio com segurança. Os principais cuidados que é importante se atentar são:

  • usar equipamentos de segurança (falaremos mais sobre eles a seguir);
  • manter-se sempre à direita da via (quando não há ciclovias);
  • evitar locais movimentados;
  • ficar sempre na frente ou ao lado dos pais.

2. Pratique em casa

Pai ensinando filho andar de bicicleta

Depois de apresentar as regras e compartilhar os seus conhecimentos, chega o momento de praticar em casa. Assim, antes de sair para o parque ou para as ruas, treine a confiança dos filhos no quintal, principalmente se eles ainda forem bem pequenos e iniciantes na bike.

Afinal, a criança precisa desenvolver a segurança e as suas habilidades para pedalar — e somente o treino consegue fazer isso. 

Para tornar a atividade mais divertida e desenvolver as habilidades dos pequenos de forma lúdica, crie desafios pelo pátio. Libere a criatividade e elabore um cenário diferente.

Você pode delimitar alguns espaços, fazer marcações com cordas, mangueiras, cones e até mesmo com brinquedos. Também pode fazer pequenas rampas de madeira.

Essas simulações treinam a confiança e as habilidades da criança sobre duas rodas. Assim, ela ficará mais preparada para sair para as ruas ao seu lado.

3. Escolha um trajeto calmo para levar os filhos

Quando for pedalar com os filhos, é importante sempre escolher um trajeto tranquilo. Assim, a criança ganha confiança aos poucos e em um ritmo mais suave. Isso porque ela precisa desenvolver a agilidade nos pedais – e isso não vai acontecer em uma rua muito movimentada, além de não ser seguro, certo?

Então, pedale em horários que as ruas e os parques estejam mais quietos. Isso evita que a criança se disperse com facilidade e acabe ficando com medo de cair. Lembre-se de que é um processo que exige prática e paciência.

4. Prepare uma mochila para levar

Sempre que você for pedalar com os filhos, mesmo que seja em trajetos mais curtos, prepare uma mochila com os equipamentos e acessórios essenciais, como:

5. Exija o uso de equipamentos de segurança por todos na hora de pedalar com os filhos

Mãe consolando filho que caiu de bike

É importante que as crianças aprendam a priorizar a sua segurança desde pequenas. Para isso, ensine o que são, qual é a importância e como utilizar todos os equipamentos de segurança, tais como:

  • capacete: ideal para proteger a cabeça em casos de quedas, evitando lesões causadas pelo impacto;
  • joelheiras: protegem e estabilizam os joelhos;
  • cotoveleiras: protegem a região dos cotovelos e proporcionam apoio aos músculos;
  • óculos: ajudam a visualizar melhor, evitando que sujeiras e insetos entrem nos olhos e ainda os protegem contra os raios solares;
  • luvas: evita calos, danos e inflamações nos nervos.

6. Mantenha as rodinhas nas bicicletas dos pequenos

Se o seu/sua filho(a) for muito pequeno(a) ou ainda não desenvolveu a confiança em andar sozinho de bicicleta, mantenha as rodinhas laterais. Dessa forma, ele(a) terá maior segurança na hora de pedalar. Aos poucos, a criança desenvolverá a autonomia e o equilíbrio, e conseguirá se divertir sem as rodinhas.

É importante ressaltar que é essencial, além de seguir todas as nossas dicas, sempre pedalar com as crianças à vista. A segurança vem sempre em primeiro lugar!

Como vimos, cultivar bons momentos em família e pedalar com os filhos é uma ótima alternativa de lazer para estreitar os laços. Além disso, a prática esportiva promove mais qualidade de vida e bem-estar a todas as idades.

No entanto, não é somente o ciclismo que proporciona esses momentos. Veja, também, 4 ideias para praticar esportes em família e aventure-se!