Sapatilhas para ciclismo: veja como escolher a ideal para você

Atualmente, a procura pelas sapatilhas para ciclismo vem crescendo. Afinal, antes, elas não eram consideradas um equipamento essencial, mas, hoje em dia, estão se tornando indispensáveis, principalmente para os atletas.

Isso porque as sapatilhas para ciclismo apresentam uma série de vantagens. Elas proporcionam mais segurança durante a prática esportiva, garantem proteção, promovem maior conforto e firmeza para os pés e, ainda, melhoram o desempenho e a performance no esporte.

Se você não sabe como escolher sapatilhas para ciclismo, acompanhe este artigo. A seguir, mostraremos o que você deve considerar antes de comprar as suas. Confira nossas dicas!

Determine a modalidade a ser praticada

Atleta andando de bike na estrada enquanto utiliza sapatilhas para ciclismo

As sapatilhas são projetadas para todas as modalidades de ciclismo. Então, não importa se você vai praticar mountain bike, cyclocross, ciclismo de estrada, spinning ou triatlhon, por exemplo: esse acessório deve te acompanhar e pode fazer uma grande diferença.

Além disso, é importante avaliar quais são os seus objetivos com a sapatilha: proporcionar conforto? Garantir mais firmeza aos movimentos? Melhorar o desempenho durante a prática esportiva? – Enfim, esses são apenas alguns exemplos do que você deve analisar para determinar a finalidade do equipamento.

Confira as características dos principais modelos

Na hora de escolher a melhor sapatilha para ciclismo, é importante analisar com calma quais são as características de cada modelo. Afinal, ele precisa ser apropriado tanto para a modalidade que você vai praticar quanto para atender às suas necessidades.

Para te ajudar nessa escolha, preparamos algumas dicas, levando-se em conta cada modalidade. Venha conosco e conheça um pouco mais sobre o assunto.

Ciclismo de estrada/speed

As sapatilhas para ciclismo de estrada (speed) são recomendadas para quem anda em vias asfaltadas e urbanas. Elas são mais leves, porém, garantem firmeza no encaixe.

Mountain bike

Atleta saltando com bike

As sapatilhas para mountain bike são menos rígidas do que as usadas para speed

Elas também têm travas que ajudam na fixação do pé. Essa característica é muito importante para trilhas com obstáculos, pedras e barro, por exemplo.

Gravel

As sapatilhas para gravel são adequadas para tornar o desempenho na trilha, no cascalho ou na estrada muito mais dinâmico, confortável e seguro. Isso porque elas oferecem o equilíbrio perfeito entre o amortecimento e a rigidez.

Ciclismo indoor

As sapatilhas para ciclismo indoor possuem o solado liso ou com cravos (que podem ser recuados) na hora de caminhar. 

Elas são confortáveis e apresentam uma boa refrigeração para os pés.

>> Conheça aqui os modelos de sapatilhas para ciclismo que você encontra na Entre Trilhas.

Analise o sistema de ajuste das sapatilhas para ciclismo

Outra dica importante na hora de escolher a sua sapatilha é conferir como funciona o sistema de ajuste e de fechamento. Isso porque existem diversos modelos no mercado — com velcro, cadarço, catraca e disco. Entenda mais sobre eles:

  • velcro: apresenta um ótimo custo, são mais leves e fáceis de ajustar nos pés;
  • cadarço: proporciona alto conforto e imita um tênis convencional;
  • catraca: é bem ajustável e mais segura;
  • disco: possui um sistema mais avançado, que promove mais facilidade ao pedalar.

Avalie os pedais de encaixe

As sapatilhas para ciclismo são utilizadas com os pedais de encaixe (clip). Assim, como o próprio nome sugere, elas têm um sistema de encaixe que prende a sapatilha ao pedal. Por isso, antes de comprar o acessório, é importante conferir se o sistema de encaixe da sapatilha é o mesmo do seu pedal.

Também existem as sapatilhas de sola plana, mais tradicionais, que surgiram antes das sapatilhas com encaixe. Elas devem ser utilizadas em pedais de plataforma ou planos.

As sapatilhas são ótimas opções para garantir o conforto e o bom desempenho no esporte. Agora que você sabe avaliar o melhor modelo para você, que tal aprender a escolher o melhor pedal para usar com a sua sapatilha?

Leia também:Pedal clip X pedal flat: qual o melhor para você?”.