Saco de dormir: como escolher o melhor para seu camping

Você também sente dificuldades ao escolher seus equipamentos para aventura, inclusive o melhor saco de dormir? Realmente, são muitas as opções disponíveis, e cada item possui características particulares.

Além disso, é preciso considerar o preço cobrado pelos equipamentos. Será que vale a pena investir um alto montante? Na maioria das vezes, eles não são baratos e são considerados investimentos para longo prazo.

Para que você acerte na escolha, apresentamos a seguir como escolher o melhor saco de dormir para seu camping

Confira!

Saco de dormir é necessário?

Em muitas ocasiões, sim. Em aventuras mais longas, em que se torna necessário passar a noite, o saco de dormir é essencial por vários motivos. Ele o protege de “interferências externas” (como um terreno instável), mantém a temperatura corporal e possibilita conforto para uma boa noite de sono.

Além disso, é um item que não precisa de montagem, é leve e fácil de transportar. Quando você chegar em seu local de camping, basta estendê-lo no chão ou no interior da barraca. Esse ponto é muito importante se você for fazer uma trilha com uma mochila nas costas e outros equipamentos.

Isso significa aproveitar ao máximo a experiência de estar em contato próximo com a natureza. Até porque a aventura do dia seguinte se torna mais prazerosa se você conseguir dormir bem na noite anterior.

Como escolher o equipamento ideal?

Homem em meio às montanhas segura saco de dormir laranja

Tentando trazer as melhores possibilidades para os aventureiros, o mercado de artigos esportivos vem utilizando tecnologias eficientes na hora de confeccionar um saco de dormir. Porém, essa diversidade traz para os praticantes de esportes outdoor uma grande dificuldade na hora de escolher o melhor equipamento.

Antes de pensar nisso, tenha em mente a finalidade do saco de dormir. Se você costuma fazer trekkings longos, os modelos mais leves serão melhores. Se você pretende acampar, mas o carro chega até o local, o peso não será um problema. Portanto, perceba quais são suas “tendências aventureiras” para comprar o equipamento ideal.

Para facilitar, separamos os principais pontos que você precisa considerar ao escolher um saco de dormir para seu camping: dimensões, temperatura, formato/modelo, enchimento e posição do zíper.

Confira as dimensões do saco de dormir

Você sabia que existem sacos de dormir nos tamanhos P, M e G? Mas também existe saco de dormir de tamanho único. 

Se você integra o grupo dos baixinhos(as), não tem motivo para se preocupar. É possível que todos eles te sirvam bem. Para pessoas mais altas, é fundamental verificar as dimensões do produto. Há formatos mais estreitos na parte inferior, que aquecem melhor o usuário. Mas isso pode deixar o espaço apertado para você.

Em geral, os sacos de dormir vão de 1,90 m a 2,30 m de comprimento, e de 0,70 m a 0,80 m de largura. O saco Dreamlite 500 L, da Deuter, por exemplo, é fabricado em 2 tamanhos, para atender usuários de até 1,85 m e 2,00 m.

Escolha um saco de dormir em que você ficará confortável!

Considere a temperatura e o clima do local

Os sacos de dormir possuem três faixas de temperatura: conforto, limite e extrema. 

Para escolher o equipamento certo, você precisa considerar o clima e o local de acampamento, e entender como essas faixas funcionam. De forma simplificada, veja:

  • Temperatura de conforto (Norma EN 13537A): faixa em que uma mulher dorme sem sentir frio. 
  • Temperatura limite: faixa de temperatura confortável para homens. 
  • Temperatura extrema: máximo suportável para a sobrevivência. 

Na hora de escolher seu saco de dormir, veja na etiqueta se ele se destina à temperatura de conforto ou limite. Jamais considere a faixa extrema como base.

Considerando isso, consulte a previsão do tempo do seu destino, bem como a temperatura mínima histórica. A partir dessa informação, você deverá optar por um equipamento que contemple essa mínima.

Veja como exemplo o saco de dormir Orbit 5 L, da Deuter, que traz as seguintes especificações:

  • Temperatura de conforto: 0Cº
  • Temperatura limite: -5Cº
  • Temperatura extrema: -23Cº

Escolha o formato do saco de dormir

Homem em meio às montanhas segura saco de dormir laranja

Uma boa noite de sono depende diretamente do formato do saco de dormir. São três:

  1. Sarcófago: saco que se ajusta melhor ao corpo, é mais estreito nas pernas e mais largo nos ombros. Possui colar térmico e capuz acolchoado para impedir a perda de calor pela cabeça. Por não ter espaço para circulação de ar dentro do saco, ele retém mais calor e protege melhor contra temperaturas muito baixas. É menor, mais leve e compacto, sendo ótimo para usar em barracas menores.
  1. Retangular: saco no formato de envelope, é ideal para locais de clima quente. Seu espaço interno é grande e garante mobilidade. Até por isso, não é tão eficiente no aquecimento. Enquanto no calor pode ser usado com o zíper todo aberto, no frio serve também como cobertor. Este tipo de saco de dormir possui, inclusive, modelos exclusivos para casais.
  1. Híbrido: combina características do sarcófago na parte de cima (colar térmico e capuz) e do retangular na parte de baixo. É melhor para quem precisa de mais mobilidade na hora de dormir. Seu isolamento térmico não é tão eficiente quanto o do sarcófago, por isso não é indicado para lugares de frio extremo. 

Escolha um material de enchimento considerando o peso e o isolamento térmico

O material de enchimento é fundamental para o isolamento térmico, ao mesmo tempo em que define o peso e o volume do saco de dormir. São dois os tipos de enchimento mais utilizados: plumas e fibra sintética.

As plumas de aves têm maior capacidade térmica e são mais leves. Veja outras características:

  • Possui uma classificação de fill power (capacidade de preenchimento da pluma). Quanto maior o fill power, mais quente e compacto ele é. Prefira um saco de dormir acima de 600 fill power caso opte pelas plumas.
  • Tem capacidade de compressão 30% maior do que a do saco de fibra sintética, o que o torna mais leve e compacto.
  • Não recomendado para locais úmidos, pois demoram para secar e perdem eficiência.
  • Indicado para as regiões frias e para trilhas de vários dias.
  • É um saco de dormir mais caro.

Já as fibras sintéticas possuem características bem diversas, sendo a de maior destaque sua maior resistência à umidade. Veja outras:

  • Possuem um peso um pouco maior que os sacos de dormir de pluma e são menos compactos.
  • Por serem mais resistentes à umidade, os sacos secam rapidamente e não perdem tanta eficiência.
  • Tem valor mais acessível.

A terceira solução na hora de escolher um saco de dormir é optar por um enchimento misto. Há marcas que utilizam a fibra na parte externa (protege da umidade) e plumas na parte interna (retém calor). 

Verifique a posição do zíper

Para os casais aventureiros, a posição do zíper é muito importante. 

Existem modelos de saco de dormir acopláveis por meio do zíper, formando um saco de dormir de casal. Para que isso seja possível, os produtos devem possuir zíper de lados opostos (Left Zipper e Right Zipper). Fiquem atentos!

Dimensões, temperatura, formato, material de enchimento e zíper devem ser considerados na hora de escolher o saco de dormir ideal. Com o equipamento adequado, temos certeza que seu camping será extremamente prazeroso.

Nossa dica final é contar com outro item essencial no camping: uma boa barraca. Veja 4 dicas para escolher uma barraca para acampar.