Tênis ou bota para trekking: confira as vantagens de cada um

Todos os esportes outdoor, inclusive o trekking, exigem uma boa preparação por parte do atleta. Afinal, é preciso ter alguns cuidados e investir nos equipamentos adequados para a prática do esporte de forma segura e confortável. 

Os esportes radicais exigem muito do nosso corpo. No trekking é necessário muito esforço, pois impacta as pernas e os pés. Por isso, a escolha do calçado ideal é fundamental para evitar lesões e acidentes.

Cada tipo de calçado tem as suas características e finalidades. Assim, entender um pouco mais sobre o assunto é importante para que você saiba escolher o tênis ou a bota ideal.

Vamos aprender mais sobre as diferenças entre esses dois calçados? Continue a leitura!

Principais diferenças e benefícios do tênis e da bota para trekking

Confira, a seguir, o que você precisa saber antes de comprar um tênis ou bota para praticar trekking.

Tênis

Tênis para trekking

O tênis para trekking é muito mais leve e flexível do que a bota. Por isso, ele é indicado para trilhas em terrenos pouco acidentados, além de caminhadas mais curtas e corridas de montanha. Além disso, o tênis é mais recomendado se você não tiver muito peso para carregar durante o trajeto.

Vantagens

Uma das principais vantagens do tênis é que ele promove o amortecimento ideal para prevenir problemas de circulação. Além disso, confere mais liberdade para a movimentação dos pés, tornando-se um calçado extremamente flexível.

Desvantagens

O tênis costuma ter um solado que desgasta com mais facilidade, além de não ser tão propício para caminhar sobre as pedras e barrancos. Ainda, o cano é bem curto, o que pode ser prejudicial em ambientes mais desnivelados.

>> Leia também: Tênis para trilha: como escolher o seu

Bota

Bota de trekking

A bota para trekking é um calçado mais pesado. Porém, ela proporciona mais estabilidade tanto para o pé quanto para o tornozelo. Por conta disso, são indicadas para trilhas mais longas e terrenos acidentados, com pedras e galhos soltos.

Existem diversos modelos de botas — cano baixo, médio e longo. A de cano longo protege bem o tornozelo, enquanto a de cano médio e baixo são indicadas para trilhas de trekking mais leves.

Há diversos modelos e marcas disponíveis no mercado. Assim, você pode escolher o tipo de bota que mais atende às suas necessidades.

Vantagens

Um dos principais benefícios da bota para trekking é que ela possui uma proteção incrível contra objetos cortantes. Esse tipo de calçado é bem reforçado para proteger contra torções no tornozelo e ajuda a manter os pés secos e quentes. Além disso, oferece uma ótima tração para enfrentar obstáculos nos mais variados terrenos.

A maioria dos modelos são fabricados em materiais impermeáveis, então, há a garantia de mais proteção caso você cruze rios, lagoas, riachos e até mesmo se chover durante a aventura. Ela também proporciona mais estabilidade, o que a torna ideal para trilhas em que você carregará muito peso e/ou irá andar com uma mochila cargueira.

Desvantagens

As botas são muito mais pesadas do que os tênis, o que poderá impactar nos passeios longos. Além disso, se você molhar a bota, o peso aumenta — ainda demora mais para secar, quando comparada ao tênis.

Muitas vezes, faz-se necessário investir em palmilhas específicas para que a bota não cause desconforto na hora de se locomover — visto que elas não são feitas de forma personalizada para cada tipo de pé.

A bota para trekking também é um equipamento mais caro e, embora tenhamos citado isso como vantagem, ela limita o movimento dos pés (para evitar torções). Essa também pode ser uma desvantagem, caso você prefira mais liberdade nos movimentos.

>> Você também pode gostar de ler: Botas para hiking e trekking: aprenda a escolher as suas

Tanto o tênis quanto a bota são acessórios essenciais para a prática de trekking. Além disso, você não precisa se limitar a escolher apenas um modelo. Você pode experimentar os dois e conferir qual é o tipo de calçado que mais atende às suas necessidades e preferências.

Além de um calçado adequado, outro equipamento essencial para a prática de trekking é a mochila. Veja aqui o que você precisa saber antes de comprar a sua