8 melhores trilhas de trekking no Brasil para se aventurar

Você conhece as melhores trilhas de trekking no Brasil

Essa atividade é ideal para quem quer se exercitar em contato com a natureza. É também uma excelente opção de viagem em família ou com os amigos. Considerando que nosso território é extenso, diverso e rico, podemos apontar inúmeros destinos brasileiros surpreendentes.

Quer conhecer alguns lugares imperdíveis para a prática de trekking? Continue a leitura!

Trilha do Rio do Boi (Rio Grande do Sul)

Começando pelo sul do país, a Trilha do Rio do Boi se localiza no Rio Grande do Sul. Dentro do cânion Itaimbezinho, o praticante percorre 16 km e chega a 720 metros de altura. 

Na maior parte do percurso, que pode durar até 8 horas, você cruzará o rio. Isso significa experienciar tobogãs naturais, banhos de piscina de água cristalina e cachoeiras. Então, conte com uma mochila bem equipada. 

Mas faça uma boa preparação, porque o esforço físico é intenso. Há muitas subidas, terrenos irregulares e pedregosos. 

Lagoinha do Leste (Santa Catarina)

Subindo um pouco em nosso extenso território, chegamos a Santa Catarina e à trilha da praia Lagoinha do Leste. Essa é uma das trilhas de trekking no Brasil que proporcionam uma experiência muito gostosa. 

Você pode gastar em média 1h30 se pegar o caminho mais curto para chegar à praia. Ele começa na comunidade de pescadores do Pântano do Sul e passa por dentro da mata. Se preferir o caminho mais longo, de 2h30, sua saída é pelo Matadeiro. Esse trajeto margeia o costão de separação entre as praias. 

Quando chegar na praia da Lagoinha, suba até o Morro da Coroa, porque a vista é de tirar o fôlego!

Travessia de Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Chegando no sudeste, nos deparamos com uma das mais famosas trilhas de trekking no Brasil: a travessia de Ilha Grande. De Angra dos Reis, o praticante deve cruzar de balsa até a Vila do Abraão, que é o ponto de partida. 

Durante o trekking, o trilheiro passa por Araçatiba, Aventureiro, 2 Rios e retorna a Abraão. Dependendo do preparo físico, é possível fazer a travessia em 3 dias. Aqueles que preferem fazer as trilhas de trekking de forma mais tranquila gastam 5 dias para percorrer 50 km.

Tome cuidado, porque o caminho é pouco sinalizado. E passe pelo Pico da Pedra d’Água (1.035 metros de altitude), que proporciona uma visão 300º de ângulo aberto.

Parque Nacional do Itatiaia (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo)

Poderíamos falar de diversas trilhas de trekking no Brasil que estão nos estados do sudeste. Mas um local merece muito destaque pela diversidade: o Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Rio, Minas e São Paulo. 

É, sem dúvidas, um dos destinos mais cobiçados para a prática de esportes de aventura, pois abriga alguns dos mais altos pontos do país. Na parte alta do Parque, você terá à disposição muitas montanhas, tais como:

  • Pico das Agulhas Negras (2.790 metros de altitude): uma trilha de 11 km (ida e volta) te leva ao ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e o 5º maior do Brasil.
  • Morro do Couto (2.680 metros de altitude): a 2ª montanha mais alta do Parque é uma ótima opção para os iniciantes do trekking, pois tem somente 6 km.
  • Pedra do Altar ou Morro do Altar (2.665 metros de altitude): um percurso tranquilo de 12 km (ida e volta), sem obstáculos, que você acessa pela mesma trilha das Agulhas Negras.
  • Asa de Hermes (cerca de 2.600 metros de altitude): essa curiosa formação rochosa pode ser acessada após 11 km (ida e volta), com direito à travessia de um riacho.
  • Maciço das Prateleiras (2.540 metros de altitude): é um trekking rápido, de 10 km (ida e volta), com trilha bem demarcada, e fica perto do Pico das Agulhas Negras.

Travessia do Vale do Pati (Chapada Diamantina – Bahia)

O nordeste é famoso por sua exuberância no litoral e também por suas inúmeras formações rochosas. E é nesta segunda opção que aparece uma das melhores trilhas de trekking no Brasil: a travessia do Vale do Pati, na Chapada Diamantina. 

Morros imensos, cachoeiras deslumbrantes, rios e campos verdes serão sua paisagem por um tempo. Você pode escolher um percurso que dura 1 dia? Sim, mas o mais comum é fazer o trajeto de 3 a 6 dias de duração. 

A partida pode acontecer de Mucugê, Capão ou Andaraí. Mas existem pontos de parada obrigatórios, como o Mirante do Pati, o Morro do Castelo, a Cachoeira dos Funis e o Cachoeirão. 

Travessia dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Lençóis Maranhenses são uma das trilhas de trekking no Brasil de tirar o fôlego!
Foto: Edwin Poon

Imensidão de areia e lagoas paradisíacas. A travessia dos Lençóis Maranhenses dura cerca de 3 dias que totalizam pouco mais de 30 km. Se você quer conhecer uma das melhores trilhas de trekking no Brasil, anote essa na lista. 

Dentro do parque, você passará por duas comunidades onde pode pernoitar: Baixa Grande e Queimada dos Britos. O esforço físico é moderado, mas certamente você nem perceberá. 

Em trechos intocados, aparecem lagoas e dunas belíssimas, além de contar com uma rica culinária local.

Parque Nacional do Monte Roraima (Roraima)

Estamos no norte do Brasil, na divisa com Guiana e Venezuela. De repente, aparece o imponente Monte Roraima, e é exatamente neste parque em que se encontra uma das melhores trilhas de trekking no Brasil. 

O percurso dura em torno de 5 dias (ida e volta). É comum percorrer entre 7 e 16 km por dia e encontrar mirantes, cachoeiras e jacuzzis naturais. Não será fácil, mas caminhar nesta tríplice fronteira vale muito a pena!

Pico da Neblina (Amazonas)

Pico da Neblina, no Amazonas, é uma das melhores trilhas de trekking no Brasil
Foto: Força Aérea Brasileira

Para finalizar com a nossa última dica de trilhas de trekking no Brasil, não poderia faltar o Pico da Neblina. A montanha mais alta do país, com 2.995 metros de altura.

A grande particularidade deste local, em pleno Amazonas, é a multiplicidade de atores sociais que trouxe conflitos. De maneira simplificada, é uma área de dupla proteção territorial e ambiental: é o Parque Nacional do Pico da Neblina e uma Terra Indígena Yanomami. Por isso, o Parque estava fechado para visitação desde 2003.

Em 2019, a Funai aprovou o Plano de Visitação do local. De acordo com o documento, cada expedição pode levar no máximo 10 visitantes para percorrer 8 dias de caminhada. 

As 8 melhores trilhas de trekking no Brasil são apenas algumas opções que você precisa colocar na sua lista de viagem! Nosso território é extenso e rico em biodiversidade. Existem trajetos para todos os níveis de dificuldade, então é só escolher o próximo e se preparar.

Em sua preparação, não se esqueça de pensar em tudo que você precisa para o trekking. Conheça os acessórios e equipamentos para levar em sua aventura!