Esportes outdoor: como se proteger do sol

Os esportes outdoor no Brasil estão ganhando cada vez mais adeptos e proporcionam muitos benefícios, mas é preciso se proteger do sol nas atividades ao ar livre. Afinal, nós estamos em um país tropical e, na maior parte de seu território, faz calor durante boa parte do ano. Mesmo no inverno, experimentamos temperaturas amenas e altas, com incidência de sol forte.

Por isso, é importante conhecer as formas de se proteger do sol nos esportes outdoor. Veja como!

Como se proteger do sol em esportes outdoor?

Quando pensamos em aventuras ao ar livre, a primeira coisa que nos vem à mente é o bem-estar. Afinal, a prática de esportes está muito ligada à conexão com a natureza, o que nos traz boas sensações. Porém, se o praticante se esquece de se proteger do sol, pode ter muitos problemas. Veja algumas dicas para se aventurar de forma segura durante o dia!

Ciclista andando de bicicleta vermelha no campo deve se proteger do sol

Utilizar roupas e acessórios adequados

A prática de atividades ao ar livre é mais segura quando o esportista utiliza roupas e acessórios adequados. Para se proteger do sol, as camisas de manga longa e calça legging são boas opções para preservar a pele. 

Preferencialmente, as vestimentas devem ter proteção UV. Muitas marcas já trabalham com roupas que possuem tecnologia que bloqueia os raios solares e permitem a transpiração. Boné, viseira e óculos de sol também são interessantes para proteção da cabeça e dos olhos.

Escolher o melhor horário

Uma boa maneira de se proteger do sol ao praticar esportes outdoor é fugir dos horários de maior radiação. Isso significa evitar práticas entre 10 horas e 16 horas. O ideal é praticar esportes no início da manhã ou no fim da tarde. 

Caso você só tenha horários “ao sol” para suas práticas, invista nas roupas que acabamos de apontar.

Hidratar-se

Pode parecer estranho falar em hidratação como forma de se proteger do sol, mas é verdade. Antes, durante e depois de qualquer treino ou atividade, o praticante deve se hidratar. Água, suco de frutas, isotônicos e água de coco são boas opções. 

No verão, é importante aumentar a ingestão de líquidos e investir em alimentos com betacaroteno (mamão, cenoura, laranja, manga e beterraba) e com muita água (melancia, melão etc.). Eles são ótimos para a pele.

E não deixe de usar um bom hidratante para manter a quantidade adequada de água na pele.

Usar protetor solar

Para combater a exposição à radiação solar, o protetor é fundamental. Tenha em mente que o excesso de sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce, câncer de pele, melasmas e outros problemas. 

De acordo com seu tipo de pele, tenha sempre um protetor solar em casa e utilize-o antes de sair para realizar esportes outdoor. E não se esqueça de passá-lo em áreas sensíveis, como torso, orelhas, mãos e peito do pé. Além do protetor solar para rosto e corpo, utilize um protetor labial.

Por fim, faça uma reaplicação em caso de práticas longas ao ar livre. A transpiração leva embora parte do protetor solar. Existem fórmulas voltadas para esportes que resistem melhor à água e ao suor. É uma maneira mais eficaz de proteger a pele.

Para se proteger do sol em esportes outdoor, roupas e acessórios adequados, hidratação e protetor solar são fundamentais. A escolha do horário certo também é uma maneira de se resguardar. Com essas boas práticas, você pode se aventurar em inúmeras atividades ao ar livre.

Que tal conhecer outros esportes de aventura para dar um up em sua rotina?