Camping com crianças: como se preparar?

Sem dúvidas, acampar é sempre uma atividade prazerosa para todas as idades, inclusive para as crianças. Por isso, se você quer proporcionar a elas um contato incrível com a natureza e uma experiência memorável, o camping é sempre uma ótima ideia.

Porém, o acampamento com crianças exige alguns cuidados, pois é necessário ter um bom planejamento e se preparar para evitar contratempos ou ter uma experiência negativa.

Vai organizar um camping com as crianças? Venha conosco e confira a nossa checklist para saber como se preparar e não faltar nada no seu passeio. 

Confira a infraestrutura e o local do camping

barracas de camping na floresta
Camping tents under pine trees with sunlight at Pang Ung lake, Mae Hong Son in THAILAND.

Se você vai acampar em uma área reservada, o primeiro passo é entrar em contato com o local do camping para verificar como são as instalações e a infraestrutura do lugar. Assim, não confie apenas nas informações divulgadas no site ou outras informações encontradas na internet — pois elas podem estar desatualizadas.

Então, ligue para falar com a pessoa responsável e ter a certeza de que o ambiente terá (ou não) local para alimentação (restaurante, bar, minimercado, dentre outros), assim como instalações elétricas, sanitários, chuveiros, etc.

Também é importante navegar pelas redes sociais do camping, avaliando a experiência de outras pessoas em relação ao local. Assim, ao conferir o feedback de quem já foi no lugar de camping escolhido, fica mais fácil ter uma ideia sobre como será a sua experiência.

Além disso, é essencial que o ambiente tenha boas condições de higiene, assim como água potável e sinal de telefone celular — para você conseguir se comunicar em casos de emergência.

No caso do camping selvagem, é necessário se atentar ainda mais aos cuidados, pois as chances de você se encontrar com alguém pelo caminho são menores e, dessa forma, a preparação se faz ainda mais importante.

Atente-se à previsão do tempo

Mesmo que o tempo seja imprevisível, é importante ter uma ideia se fará sol, chuva, calor ou frio. Afinal, isso irá ajudar a escolher as melhores vestimentas. 

Por exemplo, se a previsão for de chuva, é preciso levar:

  • roupas e sapatos impermeáveis;
  • guarda-chuva;
  • diversas mudas de roupa para não deixar as crianças com roupa molhada por muito tempo.

Porém, se a previsão é de sol, não pode faltar:

  • roupas e sapatos leves;
  • óculos, boné e outros acessórios;
  • guarda-sol;
  • dentre outros.

Vale a pena lembrar que, independentemente do tempo, é essencial levar protetor solar e repelente.

Invista em uma acomodação completa no camping com crianças

As crianças merecem conforto na hora de dormir, para que elas possam descansar com tranquilidade e renovar as energias para o dia seguinte. Portanto, pense em uma instalação confortável e completa, com:

O importante é não quebrar tanto a rotina da criança, que deve ser bem parecida com a mantida em casa — principalmente à noite. 

Por exemplo, se a criança tem um ritual para dormir (como escovar os dentes, ouvir uma história, abraçar o seu ursinho e dormir), mantenha essa rotina para que ela tenha uma experiência positiva e durma com tranquilidade.

Planeje a alimentação

pai e filho se divertindo no camping
It’s day only for boys

Em alguns campings você não precisa se preocupar com a alimentação, pois eles são bem estruturados e oferecem refeições completas. Então, siga a nossa primeira dica para conferir a infraestrutura e, na sequência, planeje como será a alimentação.

É importante levar salgadinhos, frutas, snacks, água e outros alimentos que a criança gosta. Afinal, ela pode não gostar, por exemplo, do tempero utilizado no restaurante, e não comer.

Então, conforme as preferências e gosto da criança, faça o planejamento das refeições. Na dúvida, sempre leve a sua comida para evitar contratempos.

Leve um kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros jamais poderá faltar no camping com crianças. Então, leve sempre os remédios que você já está acostumado a administrar, receitados pelo pediatra — analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, dentre outros.

Além disso, separe:

  • termômetro;
  • luvas cirúrgicas;
  • soro fisiológico;
  • gazes;
  • solução antisséptica para feridas;
  • curativos;
  • colírio lubrificante;
  • pomadas para queimadura, picada de inseto, dentre outros;
  • tesoura, pinça.

Tenha muito cuidado com a segurança da criança no camping

Por fim, é importante ressaltar que a segurança e o conforto da criança no camping precisam vir sempre em primeiro lugar. 

Por isso, na hora de planejar as brincadeiras, atividades e esportes para fazer com a criança, pense sempre na segurança dos pequenos.

Sendo assim, antes de permitir a criança brincar em um determinado lugar no camping, confira a segurança do local antecipadamente e a supervisione, se necessário. 

Para ter uma boa experiência no camping com as crianças é essencial fazer um bom planejamento. Assim, tomando os devidos cuidados que citamos neste conteúdo, temos certeza de que será pura diversão.

Aliás, sabia que as cachoeiras (tomando os devidos cuidados, é claro) são ótimas para acampar com crianças? Confira 7 destinos de camping para quem ama cachoeiras.