Quer ir trabalhar de bicicleta? Confira nossas dicas

Nos últimos anos, vimos milhares de pessoas trocando os carros e o transporte público por um meio de locomoção mais sustentável. A cada dia, a “magrela” se insere em nossos momentos de lazer e no dia a dia. Ir trabalhar de bicicleta se tornou algo comum pela praticidade e pelos benefícios que proporciona.

E as vantagens são tantas que muitos países passaram a dar incentivos a ciclistas que optam pela bike em detrimento de veículos automotores. 

Veja a seguir alguns benefícios de ir trabalhar de bicicleta e confira as nossas dicas para adotar essa prática!

Benefícios de ir ao trabalho de bicicleta

Os benefícios de ir trabalhar de bicicleta são inúmeros. Os primeiros que nos vêm à mente, especialmente para quem mora em grandes cidades, é evitar o trânsito e os problemas com estacionamento. Em muitos casos, conseguimos chegar mais rápido de bike nos destinos se compararmos a outros veículos. E tudo por causa dos engarrafamentos.

Outra vantagem é levar uma vida mais sustentável e contribuir para o meio ambiente. A bicicleta é um meio de locomoção “limpo”, que não emite gás carbônico como os carros e as motos. Se isso ainda não é tão importante para você, passe a considerar a sustentabilidade como algo a se atingir.

Um benefício destacável de ir trabalhar de bicicleta é promover a saúde corporal e mental, o que é comprovado por estudos sérios realizados ao redor do mundo. Um trabalho publicado no British Medical Journal traz resultados surpreendentes.

Os pesquisadores estudaram, por 5 anos, 263.540 pessoas com idade média de 53 anos. Eles foram classificados em 5 categorias: não ativos (utilizavam carro ou transporte público), ciclistas (alguns também caminhavam); exclusivamente caminhantes; caminhantes de tipo misto (caminhantes e não ativos), e ciclistas de tipo misto (ciclistas e não ativos).

Dentre outras descobertas, eles concluíram que ir trabalhar de bicicleta (ciclistas) diminuía em 41% o risco de morte em comparação ao deslocamento de carro ou em transporte público. As chances desse grupo eram 52% menor de morrer de doença cardíaca e 40% menor de morrer de câncer. 

Essa já seria uma vantagem suficiente, certo? Se você está convencido(a), confira nossas dicas para ir ao trabalho de bike!

Dicas para quem quer ir trabalhar de bicicleta

Homem de camisa xadrez e calça vai trabalhar de bicicleta branca

Usar roupas leves e levar peças de roupa

Para não chegar ao trabalho molhado(a) de suor, o uso de roupas leves é essencial. Uma bermuda de ciclismo cumpre bem esse papel e pode ser utilizada por baixo da calça ou bermuda (ótimo para locais que não têm trocador). 

Inclusive, pedalar de shorts ou bermuda é mais indicado para não sujar a calça na corrente ou nos raios da roda. Se você realmente precisa ir de calça, prenda a barra junto à perna ou a enrole para cima.

Se existe escaninho ou armários privados onde você trabalha, melhor ainda, pois é possível deixar peças de roupa por lá para o caso de suar bastante. Ou você pode levá-las no alforje da sua bike. Não se esqueça de levar outra roupa íntima e um novo par de meias. 

Em qualquer caso, opte por tecidos respiráveis ao pedalar, especialmente algodão. E tome cuidado também com os sapatos, porque pedalar de salto não é seguro.

Levar itens de higiene pessoal

Pedalar tranquilamente para não suar, levar a mochila no alforje, fazer paradas quando estiver transpirando e beber água gelada durante o trajeto. Essas dicas são ótimas para que você não chegue no trabalho muito suado(a).

No entanto, mesmo adotando essas práticas, algumas pessoas chegam em estado “lamentável” na empresa. Por isso, é importante levar itens de higiene pessoal para se arrumar no trabalho.

Se sua empresa possui vestiários, você pode tomar uma ducha ao chegar lá. Neste caso, leve o necessário para o banho. 

Por outro lado, se no escritório não tiver um chuveiro, deixe um nécessaire com desodorante e lenço umedecido no local. Tomar um banho antes de ir também ajuda a não ficar com odor ao transpirar. E leve uma toalha de rosto para se secar.

Investir em uma boa bicicleta e fazer sua manutenção periodicamente

Trabalhar de bicicleta demanda não só ânimo, mas o investimento em uma bike confiável. Lembre-se de que ela será seu meio de transporte diário e, por isso, deve ser confortável. Procure um equipamento que permita que você fique com a postura neutra de tronco, cabeça e braços.

Se você já tem uma bicicleta, mas ela não é a melhor opção, tente adaptá-la com alguns acessórios. E não se esqueça também de fazer a manutenção a cada 2 meses para conservá-la por mais tempo. 

Algumas dicas de manutenção e conservação para trabalhar de bicicleta:

  • Evite subir e descer de calçadas “socando” a bike;
  • Coloque selante (em rodas com e sem câmara);
  • Instale um par de fitas antifuro nos pneus;
  • Evite molhar a bicicleta.

Escolher os acessórios certos

O que é preciso para trabalhar de bicicleta com segurança? Alguns acessórios ajudarão o ciclista a ter mais segurança e conforto. São eles:

  • Alforjes: bagageiro para colocar sua mochila, uma capa de chuva e outros itens necessários que você leva ao trabalho;
  • Kit iluminação: luzes dianteira e traseira ajudam pedestres e motoristas a visualizarem os ciclistas nas vias;
  • Cadeado: nem todas as empresas possuem bicicletário e, infelizmente, não dá para confiar em todo mundo;
  • Paralamas: protegem sua bike e sua roupa em dias chuvosos, evitando sujeira;
  • Capacete: essencial para te proteger ao se aventurar na cidade.

Usar ciclovias sempre que possível

Moça vai trabalhar de bicicleta pela ciclovia

Pedalar pelas ciclovias é mais seguro em qualquer caso, portanto dê preferência para esses espaços. Nos locais sem essas faixas exclusivas, é importante conhecer o caminho previamente. Se você nunca passou por ele antes, dê um passeio no domingo, em que a via estará mais vazia, para entender suas possibilidades.

Atentar-se ao tempo e aos horários

Trabalhar de bicicleta em dias de chuva é possível? Sem dúvidas. Mas certamente não é uma boa opção. Porém, é comum que sejamos pegos de surpresa com uma chuva de verão, por exemplo. Por isso, é importante levar uma capa de chuva na mochila e se atentar à previsão de tempo.

Se o dia estiver nublado, além da capa de chuva, leve uma roupa reserva. No caso de tempo muito seco e quente, hidrate-se bem, alimente-se de forma leve, e utilize filtro solar e óculos escuros. Evite pedalar em horários de sol a pino, pois, além do suor, pode causar desidratação.

Trabalhar de bicicleta traz diversos benefícios para sua saúde e para o meio ambiente. Com as dicas que apontamos, é possível fazer o trajeto com conforto e segurança – além de trabalhar cheiroso(a).

Se você ainda não se convenceu de que essa é uma ótima ideia, conheça outros benefícios do ciclismo!