Se você é um(a) aventureiro(a) de plantão e curte praticar esportes, saiba que há diversos lugares para visitar. Afinal, o Brasil é um território muito rico para a prática de esportes outdoor. Minas Gerais, por exemplo, é um destino incrível que oferece diversos atrativos, com belíssimas trilhas para os praticantes de trekking.
Minas Gerais tem uma ótima cobertura vegetal, que mescla a Mata Atlântica, o Cerrado, os Campos de Altitude e a Mata Seca. Por conta disso, possui clima e território muito favoráveis para os aventureiros que vão em busca de novas emoções em meio à natureza.
Além disso, é o quarto estado com a maior área territorial. Então, certamente você encontrará destinos incríveis para a prática de trekking em Minas Gerais. Que tal conhecer alguns deles? Acompanhe a leitura e conheça 4 trilhas imperdíveis.
1. Serra do Cipó
Um dos destinos mais famosos de Minas Gerais é a Serra do Cipó que, inclusive, contempla as cachoeiras mais belas do estado, além de diversos cânions e montanhas.
Grande parte da Serra do Cipó está protegida pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, que reserva paisagens naturais de tirar o fôlego e conta com uma grande diversidade de fauna e flora brasileira.
Veja algumas alternativas para visitar:
- Cachoeira das Braúnas;
- Lagoa Comprida;
- Cachoeira Serra Morena;
- Cachoeira de Baixo;
- Córrego das Pedras;
- Cânion das Bandeirinhas;
- Cachoeira de Congonhas;
- Rio Cipó;
- Cachoeira do Bené;
- Morro da Pedreira;
- Cachoeira do Gavião;
- Cachoeira da Caverna;
- Cachoeira Mãe D’água.
No entanto, vale ressaltar que se trata de uma área isolada e que não conta com serviço de resgate. Por isso, é importante ter um bom condicionamento físico e se preparar bem para o passeio. E, para os aventureiros iniciantes, é recomendado ir acompanhado de um guia que conheça bem o local.
2. Trilha do Morro do Chapéu
O Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos de Capitólio, em Minas Gerais — a mais de 1.200 metros de altitude. Para subir até o topo, você pode fazer a trilha a pé ou, ainda, pode realizar o trajeto de moto, carro ou bike.
Um dos pontos mais encantadores para os aventureiros que fazem a trilha de trekking e chegam ao topo é que é possível ter uma vista panorâmica do estado. A paisagem é deslumbrante e, ao longo do passeio, o percurso é repleto de vegetação típica de cerrado, animais exóticos, flores silvestres e diversas cachoeiras.
3. Serra do Cabral: um dos principais destinos para a prática de trekking em Minas Gerais
A Serra do Cabral está localizada em um ponto isolado e montanhoso — a 1.500 metros de altitude. Dessa forma, apresenta uma fauna e flora realmente peculiares e preservadas, que vão te encantar durante o passeio.
O trajeto conta com cerca de 40 km e, normalmente, é realizado em dois dias de camping.
Vale destacar que é uma região de altas temperaturas, por isso, é importante ter um bom planejamento e levar diversos acessórios na mochila para trekking.
No entanto, não precisa se preocupar: ao longo do percurso há diversos pontos de água, basta apenas levar a sua garrafa para se manter hidratado(a). Além disso, também tem uma cachoeira com poço, onde é possível se refrescar.
4. Serra da Canastra
A Serra da Canastra é ideal para quem curte aventuras e já pratica caminhadas. No local existem diversas montanhas coroadas de rochas, belíssimas cachoeiras, diversos tipos de vegetação tropical e, inclusive, espécies de animais que estão em perigo de extinção.
O roteiro de trekking conta com pernoite acampando em barracas. Por isso, é importante se preparar e levar os acessórios e equipamentos adequados. Outros esportes muito praticados na Serra da Canastra são: mountain bike, canoagem e cavalgadas. A notícia ruim é que práticas mais radicais, como o rapel e a escalada, são proibidos no parque nacional.
A melhor época para visitar a Serra da Canastra para praticar trekking é de abril a outubro. Isso porque nesse período o céu está sempre azul e há pouca possibilidade de chuva.
Se algum dia você decidir fazer uma visita, aproveite para conhecer a Gruta do Tesouro, a Cachoeira do Cerradão, o Desfiladeiro dos Fernandes e a Cachoeira do Fundão. Certamente você vai se apaixonar.
A prática de trekking envolve uma série de desafios, independentemente da trilha escolhida. Por isso, ter alguns cuidados e estar bem-preparado é fundamental para que o passeio se torne realmente agradável e seguro.
Quer uma ajuda para se preparar melhor para as suas trilhas? Leia também o nosso conteúdo sobre 5 erros evitáveis na prática de trekking. Boa leitura!